quarta-feira, 28 de junho de 2023

Câmara Municipal de Natal homenageia ABC nos 108 anos

Na segunda-feira, 26, em sessão solene, a Câmara Municipal de Natal abriu os festejos pelo aniversário do ABC Futebol Clube, com a entrega da Comenda Maria Lamas Farache. Nesta quinta-feira, 29, o recordista mundial de títulos estaduais completa 108 anos de fundação.

A solenidade foi aberta pelo presidente da casa, vereador Eriko Jácome, e conduzida pelo propositor da homenagem ao alvinegro, e autor da criação da comenda, vereador Anderson Lopes. “Como torcedor alvinegro quero parabenizar o ABC e dizer que a Câmara Municipal de Natal presta justa homenagem a esse, que é o primeiro e mais antigo e vitorioso clube em atividade”, declarou o presidente da câmara.

“Estamos entregando a Comenda Maria Lamas Farache pela segunda vez, e a criação desta medalha fez com que outras também surgissem para homenagear outros clubes. E assim, valorizamos o esporte e o Futebol potiguar”, disse o vereador alvinegro Anderson Lopes, acrescentando que esse ano os homenageados foram escolhidos entre os torcedores que guardam mais história com o clube.

Torcedores como Roberto Luíz da Costa Barbosa, mais conhecido como “Bora Porra”, que marca presença nas arquibancadas alvinegras desde 1969. “Mesmo nas fases difíceis não podemos abandonar o time. É preciso acreditar que vamos sair dessa e permanecer na série B”, acredita ele, se dizendo emocionado com a homenagem.

Entre os 38 agraciados este ano, estava a pequena torcedora Sofia Marques Sousa, de apenas 8 anos de idade. O pai, Balduíno Martins, contou que a leva desde antes dos dois anos para o Frasqueirão. Ele acredita que, com cuidados com a segurança, o estádio é um local seguro e um ambiente familiar, além de ensinar às crianças sobre ganhar e perder, e sobre respeito ao adversário, além de proporcionar socialização e bons momentos em família.

Também foram homenageados jornalistas, dirigentes e o ex-jogador William Alves de Oliveira (in memoriam), até hoje lembrado como “motorzinho do ABC”. Em 4 de junho de 1972, ele foi autor do primeiro gol no Castelão (estádio demolido para dar espaço ao Arena das Dunas), com a camisa alvinegra, em um clássico rei, entre ABC e América, do qual o ABC saiu vitorioso. William Alves foi representado pelo filho Wagner Andrade de Oliveira. “Meu pai se orgulhava de nunca ter perdido um Clássico Rei”, lembrou, garantindo que toda família é alvinegra e veio prestigiar a homenagem.

Conselheiro do ABC, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, foi homenageado e representou o prefeito Álvaro Dias e o presidente do ABC FC, Bira Marques.

Fotos: Verônica 

Informação: Agora RN

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário