quarta-feira, 25 de outubro de 2023

RN ganha Centro de Referência Paralímpico nesta terça


O Instituto Santos Dumont inaugurou nesta terça-feira, 25, em Macaíba, um Centro de Referência Paralímpico. Inicialmente, serão oferecidas duas modalidades: a bocha e o atletismo.A iniciativa é fruto de uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, e tem como objetivo massificar a oferta de modalidades paradesportivas pelo Brasil. Ele engloba adultos e crianças a partir de 7 anos, que podem acessar de forma gratuita as instalações e passar por treinamentos desde a iniciação esportiva ao alto rendimento.

"Esse momento marca a abertura desse espaço para todas as pessoas com deficiência física, visual e intelectual do estado do Rio Grande do Norte que queiram participar e ingressar no esporte paralímpico. É uma oportunidade de fortalecer o paradesporto no Rio Grande do Norte e no Brasil, e temos um carinho muito grande por esse projeto, pois a missão dos Centros de Referência se alinha muito à do ISD, de promover a transformação social a partir do ensino, pesquisa e extensão",  destacou a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação do ISD (CER ISD), Camila Simão.

O Centro vai funcionar nas unidades do ISD em Macaíba, na Grande Natal, e a triagem para acesso acontece de forma remota - o agendamento pode ser feito pelos telefones (84) 4042-0033; (84) 4042-0044, ou pelo WhatsApp (84) 99155-3027, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Após o agendamento, as pessoas interessadas passarão por uma triagem remota seguida de uma avaliação global, quando se verificam os critérios de elegibilidade para as modalidades oferecidas no Instituto. Caso a pessoa não seja elegível para essas modalidades, ela será encaminhada para outro Centro de Referência que oferece modalidades para as quais ela seja elegível.

Além dos treinamentos com profissionais credenciados pelo CPB, os usuários do Centro de Referência do ISD passarão por avaliações clínicas, definições de metas de desempenho e também serão acompanhados por pesquisadores e estudantes da instituição, que desenvolvem pesquisas na área de neuroengenharia e tecnologias assistivas.

Foto: Ascom/ISD

Ge - Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário