Paratletas de diferentes idades e modalidades participam neste sábado, 11, e domingo, 12, da 5ª edição dos Jogos Paradesportivos do Natal promovida pela a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
A cerimônia de abertura dos jogos foi realizada na sexta-feira, 10, no Palácio dos Esportes, com apresentação da banda da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil do Rio Grande do Norte, do Grupo de Capoeira Lua e Arte, desfile dos paratletas de cada modalidade, acendimento simbólico da tocha e juramento. Serão dois dias de competição, reunindo 450 atletas em 12 modalidades esportivas.
Em 2023, todas as disputas têm como foco a inclusão social, como destaca a secretária de esportes, Jódia Melo.
"Estamos na quinta edição e os Jogos Paradesportivos nos trazem alegria e muito aprendizado, com exemplos de superação e força de vontade. Queremos mostrar que o esporte é feito para todos e as pessoas com deficiência não podem ficar de fora disso”, diz a titular da SEL.
Entre as modalidades esportivas desta edição estão incluídas natação, ttnis de quadra, bocha pralímpica, goalbal, futebol de surdos e halterofilismo. Além da corrida infantil que será realizada neste sábado com a concentração, a partir das 15h, na Praça Cívica.
Responsável por conduzir a tocha, a paratleta Joana Neves, também conhecida pelo o apelido de peixinho, é um destaque da natação. A natalense, de 34 anos, soma medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Rio de Janeiro 2016, Tóquio 2020 e ainda no Mundial de natação paralímpica em 2015. Atualmente, é conhecida como a mais rápida do mundo nos 50 metros borboleta e 50 metros livres.
“Eu acho muito importante participar de um evento como este porque através de incentivos assim é que acabam surgindo novos atletas, novos recordistas que se inspiram na gente. Fico muito feliz quando vejo pessoas dizendo “você é minha inspiração”.
"Isso me dá forças para conquistar muito mais, seja um campeonato regional ou mundial”, ressalta Joana Peixinho, revelando que na primeira competição que participou em 2001, conseguiu trazer sete medalhas, cinco de ouro e duas de prata. “A partir daí, eu comecei a tomar gosto pelo esporte”, disse.
Este ano, as competições dos Jogos Paradesportivos do Natal serão disputadas em cinco locais diferentes: Palácio do Esportes, Ginásio Nélio Dias, The Winner, Tutubarão e no Campo de Brasília Teimosa. Apenas o atletismo será disputado na pista de corrida da UFRN, no dia 26 de novembro.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário