A Escola de Formação de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Norte está celebrando a formação de cerca de 70 árbitros de futebol neste mês de agosto. A turma de alunos realizou os testes teóricos e práticos na última semana, com índices de aprovação em torno de 80%.
No final de agosto, haverá uma reavaliação para os que não obtiveram aprovação ou não cumpriram os testes por motivos médicos. Até lá, a EFAF oferecerá aulas de recuperação, além de aulas de aprimoramento gratuitas para os aprovados.
Os novos árbitros poderão seguir carreira no quadro estadual profissional após passarem por testes específicos. A comissão estadual responsável pelo quadro de árbitros da Federação Norte-rio-grandense de Futebol realizará os testes para ingresso no quadro estadual no fim do ano. Os aprovados poderão atuar em competições promovidas pela federação em 2025.
A turma de alunos conta com a presença de 11 mulheres. O número é quase o triplo do atual quadro da CEAF, que possui quatro árbitras. Embora o número reflita uma menor participação em comparação ao masculino, o crescimento destaca a busca pela diversidade e a inclusão na formação de novos profissionais.
Segundo a aluna Silvania Moura, árbitra de fut7e futsal, o número é significativo no caminho de uma equidade de gênero no esporte. “O quadro feminino atual é muito carente, mas temos boas árbitras que são uma grande referência. Fiquei muito feliz em ver outras mulheres quando comecei o curso, e fico feliz que outras façam parte disso", comentou.
E acrescentou: "acredito que nós, fazendo esse curso, seremos espelho para outras. Vou trilhando meu caminho e encorajando outras mulheres para que elas entendam que também podem ser o que elas quiserem”, finalizou.
Foto: FNF
Nenhum comentário:
Postar um comentário