Os municípios brasileiros terão a oportunidade de contar com mais um espaço para a prática esportiva e a descoberta de talentos. Na segunda-feira, 4, foi publicada no Diário Oficial da União portaria do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, instituindo processo de seleção de propostas para construção de CIE - Centros de Iniciação ao Esporte - equipamentos públicos multiuso destinados à prática de diversas modalidades. Localizados preferencialmente em áreas de vulnerabilidade social, os centros serão construídos em parâmetros oficiais e deverão estimular a detecção de talentos e a formação de atletas nos municípios, além de poderem receber competições locais e regionais.
Os CIEs integram as ações do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento - , no eixo Comunidade Cidadã. São elegíveis os municípios que compõem o Grupo 1 do PAC - integrantes das regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Curitiba, Porto Alegre, Distrito Federal e Região Integrada do Entorno do Distrito Federal; também cidades com mais de 70 mil habitantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e aquelas com mais de 100 mil habitantes no Sul e Sudeste.
Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, sete paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de estender para todas as unidades da Federação o legado da realização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Parte desse legado é a disseminação da prática do esporte e a ampliação da infraestrutura esportiva em todo o País, materializados no projeto dos centros. Outro objetivo é o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento. Para isso, o CIE estará integrado à Rede Nacional de Treinamento que o Ministério do Esporte começa a estruturar. Na estrutura da rede, o CIE se caracterizará como centro local de treinamento.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário :