A equipe Xadrez Potiguar homenageou nesse sábado, 2, os 90 anos de nascimento do enxadrista Luiz Soares de Macedo Neto, que é um dos pilares formadores do xadrez no Rio Grande do Norte, nos dando muitos ensinamentos e exemplos de paixão e dedicação ao nobre jogo-arte-ciência.
Lucas, para os mais íntimos, é hoje nonagenário e também o enxadrista brasileiro com mais idade em atividade. E que atividade! Na Marinha durante sua adolescência, aprendeu a amar o xadrez. De lá para cá já são mais de 70 anos de atuação, seja como participante, dirigente, organizador, professor amador e competidor.
Competindo sempre com o mesmo vigor, se envolvendo em cada partida como se fosse a primeira, com o desejo de dar o seu melhor, vencendo com humildade e perdendo com bom humor; empatando somente quando apenas os monarcas estão presentes à luta.
É um enxadrista mais intuitivo que teórico, mesmo assim, devido ao grande talento combinatório, acumulou vários bons resultados, inclusive o de campeão estadual em 1966. No entanto sua maior satisfação no ambiente enxadrístico e na vida são as amizades. Adora fazê-las e cultiva-las, sempre afetuoso, com uma palavra amiga, um conselho pertinente. Assim é Luiz Macedo, um verdadeiro pai cuidadoso de todos.
Muito bem casado há mais de 60 anos, sempre teve na esposa, Albanita Leite Soares de Macedo, o apoio necessário para seguir com sua paixão e transmiti-la aos filhos, netos e bisnetos. Como já disse: quem ajudou a criar meus filhos, em primeiro lugar foi Deus, depois o jogo de xadrez. Hoje são quase 30 enxadristas na família, alguns juntamente com amigos na foto acima durante seu aniversário de 89 anos. Parabéns ao Grande Mestre!
Fonte e foto de Xadrez Potiguar
Nenhum comentário :