O futebol das categorias de base do Rio Grande do Norte está precisando de mais atenção por porte dos dirigentes de clubes e também da própria Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Uma das provas disso é o rendimento dos representantes do Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior ora em desenvolvimento. As três equipes potiguares - ABC, América e Globo - já deram adeus à competição sem sequer somar um ponto nos dois jogos que cada um participou. Ou seja, perderam os dois primeiros confrontos na copinha.
Veja a trajetória dos três times potiguares no certame. O América, que é o atual campeão estadual foi goleado na estreia pelo Santos-SP por 3 a 0, e na sexta-feira, 5, voltou a perder, dessa vez para o Novorizontino por 2 a 0. O ABC também estreou com derrota: perdeu para o Santo André-SP por 1 a 0, e nesse sábado, 5, foi batido pelo São Paulo, de Amapá, por 3 a 1. O Globo não ficou atrás de seus coirmãos: perdeu a primeira partida para o Primavera-SP por 2 a 0 e na segunda foi goleado pelo Vitória-BA por 5 a 0. O detalhe é que nos seis jogos realizados pelos nossos representantes, foi marcado apenas um gol.
A federação
Alguns comentaristas de futebol do Estado, criticam bastante os dirigentes de clubes, principalmente de ABC e América por não investirem em suas categorias de base. Contudo, esquecem que a Federação Norte-rio-grandense de Futebol também colabora com o fracasso dessas categorias ao promover estaduais com apenas dois meses de duração. Isto é, as bases dos clubes passam nada menos que 10 meses do ano desativadas. Quando muito participam de um torneiozinho esporadicamente aqui ou acolá. Convenhamos, assim fica difícil investir nas bases.
Nenhum comentário :