Raízes do Mito e as doze cidades-sede da copa

Raízes do Mito. Este é o título do livro de 222 páginas de autoria dos jornalistas de São Paulo, Daniel Rosa e Isabela Fernandes. Idealizado pelos autores, o exemplar de caráter cultural tinha como objetivo contar resumidamente a história do futebol em 12 estados da federação, desde de quando começou até 2014, ano que foi disputada a Copa do Mundo no Brasil.
Como a competição foi realizada em 12 cidades-sede brasileiras, Daniel e Isabela tiveram que recorrer a alguns jornalistas que trabalhavam com esportes nessas cidades. Aqui em Natal, para colaborar com o casal na elaboração da obra escrita em português e em inglês, eu fui o escolhido.
De posse do roteiro exigido por Daniel e Isabela, fui a campo e dentro do prazo estabelecido, o material referente ao Rio Grande do Norte foi concluído. 
Contudo, é bom ressaltar que, alheio minha vontade, alguns itens importantes referentes ao início do futebol no Estado ficaram de fora. Entre eles está o velho estádio Juvenal Lamartine. Fiz de tudo que foi possível para conseguir pelo menos uma fotografia de dentro do equipamento, porém, não tivemos sucesso. Nesse sentido, fui três vezes à Federação Norte-rio-grandense de Futebol, que administra o estádio. Confesso que fiquei muito decepcionado, pois, não se pode falar sobre o futebol potiguar sem citar o estádio Juvenal Lamartine.
A obra foi pouco divulgada aqui em Natal. Entretanto, algumas pessoas foram agraciadas com ela. Entre essas estão o pesquisador Ribamar Cavalcante, os jornalistas Pedro Neto, João Vicente e Everaldo Lopes, além do torcedor símbolo do Alecrim Futebol Clube, Normando Bezerra. Aliás, este último foi uma cortesia de minha parte.
Por Manoel Cirilo  

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top