No começo era só um. Hoje é quase um time completo

Um artigo escrito no dia 3 de julho de 2016 por Luiz Antonio Abagge, advogado e membro da Academia Nacional de Direito Desportivo, discorre sobre como apareceu a figura do árbitro de futebol.  

Veja  parte do artigo

"Nos primórdios do futebol não havia nenhum juiz (árbitro), já que as faltas eram acertadas entre os dois times, por meio de um acordo de cavalheiros. A figura do árbitro apareceu no século XIX, por volta de 1868 e, mesmo assim, ele quase nada fazia: ficava de fora do campo e não tinha autonomia para marcar infrações. Tudo precisava ser decidido junto com os capitães dos times.

A autoridade do árbitro somente passou a ser reconhecida a partir da década de 1890, com a modernização das regras do esporte. Época em que dizem terem surgido as funções dos bandeirinhas (assistentes). No Brasil a figura do árbitro surgiu junto com o futebol (1894) trazido pelo inglês Charles Miller  o qual passou a atuar como árbitro.

A partir de 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, no artigo 217, foi conferido ao direito desportivo o status constitucional, sendo, de um lado, direito dos cidadãos e de outro, dever do Estado. Desta forma, com a aprovação principalmente do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, da Lei Pelé e do Estatuto de Defesa do Torcedor, o aparato normativo aplicável às relações submetidas ao regime jurídico desportivo permitiu ao Direito Desportivo ter um corpo normativo e ordenamento autônomo no ramo do direito.

Entretanto, a atividade profissional do árbitro, um dos partícipes mais importantes do espetáculo “partida de futebol” ainda carece de regulamentação própria. A história da arbitragem no futebol está ligada ao surgimento da regulamentação do próprio esporte como se desenvolve nos dias atuais."

Arbitragem para Ceará x Vitória

Nos dias atuais, como finaliza a parte do artigo do advogado Luiz Antonio Abagge, a coisa mudou "da água para o vinho". Para se ter uma ideia, quase um time futebol completo vai trabalhar na semifinal da Copa do Nordeste, neste sábado, 24, no estádio Castelão, em Fortaleza, entre Ceará e Vitória da Bahia. Ao todo são nove árbitros, cinco convencionais e quatro de Árbitro de Vídeo.  

Acompanhe:

Árbitro - Zandick Gondim Alves Júnior

Árbitro Assistente 1 - Vinícius Melo de Lima

Árbitro Assistente 2 - Francisco de Assis da Hora

Quarto Árbitro - Tarcísio Flores da Silva

Analista de Campo - Rodrigo Pereira Joia

Árbitro de Vídeo - Wagner Reway

Assistente de Árbitro de Vídeo 1 -  Diego Fernando Silva de Lima

Assistente de Árbitro de Vídeo 2 - Oberto da Silva Santos

Observador de Árbitro de Vídeo - Emerson Luiz Sobral

Foto: Divulgação

Por Esporte Amador RN


 

 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top