América ou Globo. Quem levanta a taça do 1º turno?

América e Globo repetem neste domingo, 2, às 16h, na Arena das Dunas, a mesma situação de 2016, quando também fizeram a final do 1º turno do Estadual daquele ano. Naquela oportunidade, o confronto acabou com 0 a 0 no tempo normal e mesmo placar na prorrogação, que proporcionaram ao time rubro o título de campeão do turno e, consequentemente, da Taça Cidade do Natal

Este ano, durante a competição, o América somou 16 pontos contra 14 do adversário. Por esta razão, a equipe comandada por Evaristo Piza entra em campo precisando apenas de um empate para levantar a taça de campeão. Já para o representante do município de Ceará Mirim, só a vitória pode fazer com que a equipe do interior erga o cobiçado troféu.

Para quem gosta de números, considerando apenas as partidas dos estaduais realizadas entre 2014 e 2021, o equilíbrio fica mais evidente. São 18 encontros: sete vitórias do América, seis do Globo e cinco empates. Isso mostra que o favoritismo do América pode acabar durante o confronto. Apesar do equilíbrio, nunca é tarde lembrar que em 2015, em pleno estádio Barretão, a Águia tomou uma sonora goleada do Dragão por 5 a 1, pela Copa do Brasil.

Arbitragem para a decisão

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol, através de seu departamento de arbitragem, escolheu o árbitro Zandick Gondim Alves Júnior para mediar o duelo. Seus auxiliares serão João Henrique Queiroz Silva e Alex Batista da Silva, com Moisés Estevão de Moura Lima atuando como quarto árbitro.

Geralmente, a federação costuma indicar o que tem de melhor em seu quadro. Todavia, também não custa lembrar que Zandick Gondim tem recebido críticas dos clubes por suas atuações dentro das quatro linhas. Na parida, por exemplo, do dia 14 de março, no Barretão, entre Globo e América, pelo Estadual, as diretorias dos dois clubes reclamaram bastante as expulsões do lateral-direito Everton Silva, do zagueiro Flávio Boaventura e do volante Serginho do América, e Hitalo Matheus, do Globo. No clássico América e ABC  do dia 18 de abril, foram expulsos Geovani do alvirrubro e Marcos Antonio do alvinegro.

Seis dias depois - 24 de abril - o árbitro potiguar apitou a vitória do Ceará por 2 a 0 sobre o Vitória da Bahia, pela semifinal da Copa do Nordeste. Na oportunidade, após consultar o Árbitro de Vídeo, Zandick expulso o lateral direito Gabriel Dias, do time cearense. A expulsão do lateral até hoje é criticada e lamentada pelo Vozão do Ceará, que não pode utilizar o jogador na primeira partida da final da Copa do Nordeste. 

Fotos; Divulgação


 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top