Sem braços e sem perna participa do Rally dos Sertões

O mineiro David César, 32 anos, está na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, à espera de uma grande aventura. Ele é um dos dez integrantes da equipe Pocorrê, que participa do Rally dos Sertões neste ano. A jornada começa na sexta-feira, 13, e dura cerca de nove dias, passando por sete 7 estados brasileiros.

Seria mais uma história de aventureiros, mas é uma história de inclusão. “Estou aqui para que as pessoas se acostumem com um ‘corpo estranho´”, diz o mineiro, que trabalha na plataforma de serviços médicos EuSaúde.

David nasceu sem os braços e as pernas por causa da Síndrome de Hanhart – uma condição congênita rara que atrapalha o desenvolvimento físico do embrião, mas não afeta sua capacidade intelectual.

David não gosta que sua história pessoal seja vista como prova de superação. “Isso é capacitismo”, explica, referindo-se à maneira como os deficientes costumam ser retratados. Capacitismo é quando se romantiza a história deles, atribuindo-lhes qualidades excepcionais.

Foto: Divulgação

Metrópoles.com

 

 

David César, aos 32 anos, será um dos integrantes da equipe Pocorrê no Rally dos Sertões, que começa nesta sexta-feira. Mineiro, ele nasceu sem as pernas e os braços e vai integrar o time na aventura como uma forma de estimular a inclusão – e não a superação, narrativa que ele classifica como capacitista. A trajetória motorizada começa nesta sexta-feira, na praia de Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. O Rally dos Sertões vai percorrer sete estados durante cerca de nove dias. O reforço de César para o time veio depois do convite do médico Ricardo Cabral, de 47 anos, diretor da empresa de saúde onde o mineiro trabalha e também líder da Pocorrê. Ao todo, a equipe terá dez integrantes. As informações são do portal Metrópoles. A ideia de fazer parte de uma equipe no rally, para David César, é sinônimo de inclusão. Segundo ele, é importante mostrar que pessoas com deficiência também podem integrar os mesmos espaços que aqueles que não têm. — Estou aqui para que as pessoas se acostumem com um ‘corpo estranho’ — contou, ao Metrópoles. A deficiência do mineiro o acompanha desde o nascimento. A razão é a Síndrome de Hanhart, uma condição congênita rara que interfere no desenvolvimento físico do embrião, durante sua gestação, mas não causa efeitos na capacidade intelectual.

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/sem-bracos-e-pernas-homem-vai-integrar-equipe-no-rally-dos-sertoes-que-comeca-nesta-sexta-feira-no-rn/ | Agora RN

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top