Super Matutão, a festa do futebol amador do interior

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol vai realizar, nesta segunda-feira, 9, às 14h, o lançamento do Super Matutão 2022, uma competição de futebol amador que objetiva reunir equipes representantes de municípios do interior do Rio Grande do Norte. O certame tem como objetivo principal  a promoção da interiorização do esporte, a descoberta de novos talentos e futuros atletas que possam despontar para o mundo do futebol.

Na última edição, realizada em 2019 - em 2020 e 2021 não houve devido à pandemia da covid-19 -  organizada e promovida pela federação, a competição contou com a participação de 24 equipes amadoras. Este ano, a estimativa da entidade é que o número seja duas vezes maior, ultrapassando a marca de 50 inscritos.

É importante lembrar que o Campeonato de Futebol do Interior - Super Matutão - foi realizado pela 1ª vez no início da década de 60, quando participaram alguns municípios, entre eles Ceará Mirim, que revelou vários atletas para ABC e América. Entre os quais podemos citar os irmãos Izulamar e Irimar, O primeiro chegou a ser ídolo da torcida alvinegra. Para o América veio o vigoroso zagueiro Lolô, um "limpador de para-brisa" na área alvirrubra. A seleção de Macau também mandou para o ABC, o ponta direita Toinho, que vestiu durante muito tempo a camisa 7 do time preto e branco.

Não se sabe por qual razão, ainda nos anos 60, a competição deixou de ser realizada, voltando em 1971, sob a organização do jornalista do Diário de Natal, Everaldo Lopes, que faleceu no dia 26 de dezembro de 2018. A principal característica dessa competição era que a disputa ocorria entre equipes, ou seja, os municípios poderiam ter mais de um representante.

Os principais destaques do "Matutão de Everaldo Lopes", como assim foi chamado por muito tempo, foi o  Clube Centenário Pauferrense, da cidade de Pau dos Ferros, que no dia 9 de janeiro de 1971, conquistou  1ª edição do campeonato, ao vencer o Cruzeiro de Macaíba por 2 a 1, na final realizada no estádio Juvenal Lamartine, em Natal. Também devemos destacar o Centenário de Parelhas, que foi três vezes campeão do certame - 1988, 1989 e 1990.

Fotos: Divulgação

Por Manoel Cirilo

 


 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top