Natal sedia Regional das Paralimpíadas Escolares 2022

As Paralimpíadas Escolares 2022 terão a sua segunda etapa regional em Natal, entre os dias 24 e 26 deste mês, com a participação de pouco mais de 300 jovens atletas que vão competir em provas de atletismo, natação e bocha. A primeira fase regional da competição realizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro aconteceu em Brasília e teve Minas Gerais como campeão.

A cerimônia de abertura na capital potiguar será realizada nesta terça-feira, 23, às 19h, no Espaço Cultural João Paulo II - Papódromo. Já as provas de atletismo acontecerão na pista da modalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, enquanto as de natação, no Colégio Marista de Natal. As disputas de bocha vão ocorrer no Centro de Convenções de Natal.

Para 2022, a competição conta com novo formato e agora prevê três fases regionais e uma fase nacional. Após Brasília receber participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, Natal contemplará a fase regional Nordeste.

Já o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste, exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília. A fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local.

Na capital potiguar, as unidades da federação que contarão com jovens com deficiência participantes nesta regional são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, no CT Paralímpico. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.

As Paraolimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

Foto: Tauan Alencar/CPB

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top