Grão mestre chinês participa de evento em Natal

O último final de semana foi especial para os praticantes de kung fu estilo Choy Lay Fut de Natal. O grão mestre chinês, Tat Mau Wong, um dos principais mestres do estilo, esteve na cidade para acompanhar o exame de faixa preta da Tat Wong Kung Fu Academy de Natal (antiga Lung Fu), a realização do primeiro campeonato das academias Tat Wong e para ministrar dois workshops para os atletas potiguares. Para o mestre, os atletas potiguares estão lutando um kung fu de alto nível.
A programação começou no sábado com o exame de graduação de seis mulheres para a faixa preta do estilo, além do exame de grau de outros dois instrutores. Na ocasião, o grão mestre elogiou o alto nível apresentado no exame e falou um pouco sobre a arte marcial. Parafraseando o ator Jackie Chan, o grão mestre Tat Wong disse: “Kung Fu é tudo e para todos”.
O domingo começou com a realização do campeonato das academias Tat Wong. As quatro academias de Natal, mais escolas de São Paulo e Campinas enviaram atletas para a competição, que teve como categoria katis (formas), sanshou (lutas) e também a three star, que consiste na apresentação de formas de mão, armas médias e armas longas.
O evento contou ainda com demonstrações do estilo Choy Lay Fut e também do estilo Louva Deus. O grão mestre Tat Wong também fez uma demonstração para o público presente. É a primeira vez que um evento desse porte é realizado em Natal. “É um evento de grande importância para o desenvolvimento do kung fu tradicional e do sanda que lutam para se tornarem esportes olímpicos em 2020”, enfatiza o sifu José Ballestrini, introdutor do estilo Choy Lay Fut de Kung Fu em Natal.
A competição contou com 200 atletas e teve a participação do mestre Francisco de Paula, sifu Silvia Bianchi e do professor Marcos Cardoso.
Workshop
Na segunda-feira, 30, foi realizado um workshop com o grão mestre, Tat Wong, e depois uma aula para os alunos avançados na academia. Durante a palestra inicial, Tat Wong contou aos atletas um pouco da história do kung fu e do desenvolvimento da arte marcial no ocidente, citou diversas vezes o ator Bruce Lee. De acordo com o mestre, o ator treinou Choy Lay Fut e usou parte dos conceitos da arte marcial em seus treinamentos.
O grão mestre Tat Wong também se mostrou surpreendido com o nível dos atletas potiguares e com a recepção que teve. “Talvez tenha encontrado um lugar para me aposentar”, disse. Durante a palestra, o mestre falou um pouco dos costumes e da cultura chinesa e finalizou ensinando algumas técnicas simples, características do estilo que visa sempre atacar enquanto se está defendendo.
Logo depois da palestra, o grão mestre comandou uma aula para alunos graduados a partir da faixa vermelha, onde passou técnicas de respiração e repassou técnicas básicas do estilo.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top