UFRN participa de evento pioneiro no RN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, junto com a Divisão de Atividades Desportivas do Departamento de Educação Física e em parceria com outras instituições, deu início a um projeto pioneiro no Rio Grande do Norte: a prática esportiva do voleibol sentado para pessoas com necessidades especiais.
A Clínica de Voleibol Sentado, como é chamado o projeto, aconteceu nos dias 8 e 9 de maio e teve a chancela da Comitiva Paraolímpica Brasileira. Entre os parceiros estão a Secretaria Estadual de Esporte, Prefeitura de Parnamirim, Universidade Potiguar (UnP), Sociedade Amigo dos Deficientes Físicos (SADEF/RN), Volley Club e outras entidades e ONGs da área do esporte adaptado.
A UFRN e parceiros montaram uma academia adaptada funcionando como laboratório, enquadrando diversas modalidades. Essa academia é considerada um Centro de Excelência para o esporte adaptado e vem a ser o resultado final de um convênio firmado entre a UFRN, o Ministério do Esporte e o Comitê Paraolímpico Brasileiro.
Na academia irá funcionar um trabalho de rendimento e pesquisa para promover um melhor desempenho do atleta. O projeto está aberto para todos os atletas da UFRN e de outras entidades envolvidas no esporte adaptado.
O professor João Batista de Amorim, da UFRN, disse que a iniciativa da clínica é disseminar a modalidade nas escolas, universidades, órgãos públicos, ONGs e demais envolvidos na área. Amorim ressalta que este primeiro momento não se trata de campeonato, mas de um curso didático com aulas teóricas e práticas.
Segundo o professor Amorim, o RN tem uma boa participação, com premiações no ranking nacional e internacional nesta modalidade esportiva, dando assim destaque ao esporte adaptado, da mesma forma como ocorre no atletismo e na natação, abrindo assim chances e expectativas para o vôlei sentado.
O objetivo inicial, ainda segundo João Batista, é de viabilizar um curso com aulas teóricas e práticas, ajudando a disseminar essa nova modalidade para o estado, objetivando, assim, num futuro próximo, participar dos calendários dos eventos esportivos da capital e do interior.
A Iniciativa
A criação da Clínica de Voleibol Sentado partiu da iniciativa da Divisão de Atividades Desportivas ligada ao DEF e conta, nesta primeira edição, com mais de 30 alunos, segundo o professor João Batista.
Fator relevante que o professor destacou é que a clínica foi aberta para todos os atletas e alunos, não estando voltado exclusivamente para os portadores de deficiência física. A didática, apresentação e esclarecimento servem para todos os envolvidos no panorama esportivo nacional.
Essa primeira edição do projeto Clínica de Voleibol Sentado contou com a participação do presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Sentado, Amauri Ribeiro, que ministrou palestras sobre o esporte paraolímpico.
Fonte: UFRN

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top