Muitos sites, blogs e jornais do Rio Grande do Norte têm noticiado nos últimos três dias a eleição do médico do ABC Futebol Clube, Roberto Vital, para ocupar a cadeira 52 da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, com sede no Rio de Janeiro.
No ensejo, o Esporte Amador RN vai falar um pouquinho sobre o atleta de futebol Roberto Vital. Não recordo o ano, mas me lembro que na época em que existia o Campeonato de Futebol da Divisão Amadora, um dia cheguei no estádio Juvenal Lamartine, onde estavam jogando - se não me falha a memória - Emserv do Camisa 10 Rui Barbosa e Bonsucesso do enfermeiro Néo. Adivinha quem era o zagueiro central do Emserv: Roberto Vital.
Jogo em andamento, bola rolando em campo, quando um atacante do Bonsucesso, em uma jogada individual, driblou três adversários e na hora chutar a bola em gol, recebe uma falta um tanto violenta do zagueiro Roberto Vital. Aí, ao ver o adversário se contorcendo de dor, no chão, o próprio Roberto Vital se encarregou de fazer o atendimento médico ao atacante. Do lado de fora, na arquibancada, ao assistir à ação do zagueiro, um gaiato gritou: "Esse aí pode dar, pois ele sabe qual é o lugar que machuca menos. O xerife é médico".
Olha pessoal! Só a pandemia do coronavírus faz a gente lembrar e escrever essas besteiras. Deixando de lado esses fatos irrelevantes, o certo é que, quando se trata de medicina esportiva, ABC e América estão bem servidos com os renomados médicos Roberto Vital e Maeterlinck Rego, respectivamente.
Por Manoel Cirilo
Nenhum comentário :