Prematuro extremo, cego total desde o nascimento, Gustavo Ribeiro entrou na natação como forma de terapia. A mãe também queria que ele aprendesse a nadar. E o menino que entrou na piscina aos 5 anos, logo mostrou que iria muito além. “Uma professora percebeu que ele tinha muita habilidade na prática da natação. Quando ele estava com 12 anos, passamos a encarar o esporte com foco no alto rendimento”, diz Susy Ribeiro, mãe do atleta. Hoje, a família e os professores que acompanham Gustavo colhem mais um fruto dessa dedicação.
O paratleta de 16 anos, que integra a seleção brasileira sub 20 desde o ano passado, se classificou para a Gymnasiade 2024, a maior competição estudantil do mundo. A disputa no Bahrein, na Ásia, acontece entre os dias 23 e 31 deste mês, e vai reunir mais de 5 mil estudantes atletas de mais de 80 países, competindo em 26 modalidades. Gustavo será o único paratleta potiguar da natação na competição.
“Feliz e grato demais por mais essa oportunidade de representar o Brasil, a Sadef e o IFRN. Vai ser minha primeira competição internacional e vou aproveitar ao máximo essa experiência. Minha expectativa é grande de voltar com bons resultados”, diz o potiguar, que vai nadar três provas: 50m costas, 50m peito e 200m livre.
Gustavo é aluno do curso técnico integrado de Administração no IFRN Natal e concilia as aulas com a rotina puxada de treinos. Inclusive, há menos de um mês, participou em São Paulo de uma semana de treinamentos de jovens da natação, com a seleção brasileira. “Eu acredito que a educação e o esporte fazem toda a diferença na formação do ser humano. Por isso me dedico tanto aos dois, e não pretendo abrir mão de nenhum”, diz o paratleta.
Foto: Divulgação
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário