Por que só José Vanildo quer presidir a federação?

O diabo é quem sabe o que é que tem de tão doce na Federação Norte-rio-grandense de Futebol que o advogado José Vanildo da Silva não larga a presidência da entidade nem por uma "cocada e um copo de água". E o que tem de tão amargo que nenhum dirigente do futebol potiguar, pelo menos, se candidata para dirigi-la. Isso porque, se Vanildo ficar no comando da federação até 2026, como foi aclamado na manhã de sexta-feira, 8, pelos clubes, terá dirigido a mentora por nada menos que 19 anos consecutivos.

A história é a seguinte: o senhor José Vanildo da Silva assumiu a presidência da FNF no dia 10 de abril de 2007, após a renúncia do então presidente, Alexandre Cavalcanti. Em 2010, com a mudança nos estatutos das federações feita com base no da CBF - Confederação Brasileira de Futebol - o mandato foi prorrogado por mais quatro anos. Em 2012, José Vanildo já havia sido reconduzido ao cargo.  Na oportunidade, o mandato, que se encerraria em dezembro de 2014, foi prolongado até 2019.

No mandato, que foi iniciado em 2019, só termina em 2022, porém, quando ainda faltam praticamente dois anos para o encerramento, Vanildo já foi aclamado presidente por mais quatro anos. Confesso que não tenho conhecimento sobre o que diz o atual estatuto da federação com relação à data da eleição e tempo de duração de mandato. Entretanto, o detalhe é que esses pleitos foram realizados bem antes de os mandatos se encerrarem. O fato é no mínimo curioso. Talvez os clubes estejam receosos de ficar sem o trabalho vem sendo realizado pelo presidente José Vanildo.

Algo parecido ocorreu em 1954, quando João Cláudio de Vasconcelos Machado assumiu a presidência da Federação Norte-rio-grandense de Desportos, onde permaneceu como seu dirigente máximo durante 20 anos. João Machado, à época, era muito amigo de  Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange, mais conhecido como João Havelange, que em janeiro de 1958, assumiu a presidência da Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF. Apenas para lembrar, em 1976, a Federação Norte-rio-grandense de Desportos passou a se chamar Federação Norte-rio-grandense de Futebol. 

Foto: Erick Dias/Assessoria FNF

Por Esporte Amador RN



 

 


 

 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top