Planaltina conquista Taça Brasil de Futsal

O Planaltina/DF é campeão da 19ª Taça Brasil de Clubes Feminina Adulta 1ª Divisão. Na final, disputada neste domingo, 21, no ginásio Nélio Dias, em Natal, Rio Grande do Norte, a equipe venceu a Esmac/Ananindeua/PA por 3 a 0 e conquistou um inédito título para o Distrito Federal.
Além do título, o time do Distrito Federal garantiu vaga na Divisão Especial da próxima temporada. Mesmo com a derrota, as paraenses também têm lugar na elite da Taça Brasil do próximo ano.
O jogo
O domínio da partida no início foi todo do time paraense, que criou as melhores chances, mas, assim como na semifinal contra o Santa Cruz/PE, a goleira Chati, do Planaltina, fez defesas que garantiram o 0 a 0.
Para frear a pressão paraense e tentar corrigir os erros, a comissão técnica do Planaltina pediu tempo técnico aos oito minutos do primeiro tempo. A conversa funcionou, pois o time distrital melhorou e passou a ameaçar mais, principalmente com a pivô Jamaica.
O segundo tempo começou com o Planaltina abrindo o placar. Aos 22min44, em uma cobrança de lateral, a bola foi rolada para a fixa Kellen, que acertou o ângulo da goleira Paula. Nos minutos seguintes ao gol, a Esmac pressionou em busca do empate, mas não houve chances da equipe paraense igualar a partida.
A solução encontrada pelo técnico José Mercy foi colocar a ala Wal como goleira-linha para encurralar o Planaltina no campo de defesa. Nisso, a estratégia foi bem-sucedida, mas, além de não conseguir marcar, o Planaltina teve chances de ampliar nos contra-ataques.
Aos dez minutos, depois de duas defesas difíceis, a goleira-linha Wal sentiu uma contusão no dedo e teve que ser substituída pela arqueira Camila. Antes disso, o Planaltina, em um contra-ataque rápido, perdeu chance de ampliar, quando a ala Mimi, livre na área, chutou e, após defesa parcial, ela recebeu de novo e, sozinha, chutou na trave.
Com o tempo passando, a Esmac aumentou a pressão, mas, quando conseguia chegar, Chati, em mais um dia inspirado, não deixava as paraenses empatar. A três minutos do fim, Wal voltou a atuar como goleira-linha, mas, em um erro de passe da fixa Marilda, Jajá roubou a bola e aumentou a vantagem para 2 a 0. As paraenses sentiram o golpe e não resistiram à mais um ataque do time distrital, que marcou o terceiro gol com a ala Bárbara.
Após o terceiro gol, o Planaltina só esperou o apito final para comemorar. “Deu tudo certo hoje para nós. No primeiro tempo, cansamos o time delas e, depois, soubemos impor nosso jogo. É maravilhoso poder comemorar essa vitória”, afirmou o treinador Dinarte Duarte.
Destaque da partida, a fixa Kellen, que marcou o primeiro gol da final, desabafou após a conquista. “Nós sabíamos do nosso potencial, mas muita gente disse para trazermos sacolas para guardar os gols que iríamos tomar. Nós trouxemos as sacolas sim, mas não vão caber todos os gols que marcamos, o troféu e as nossas medalhas”, disse. (Fonte: site da CBFS).

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top