Como antigamente, somente hoje

Com certeza, na manhã deste domingo, 24, as emissoras de rádios de Natal que cobrem o futebol movimentarão suas equipes logo cedo. Isso porque a partir das 9h – horário de Natal – o ABC decide o seu futuro com relação à série B do Brasileirão de 2011, diante do Águia de Marabá/PA, no estádio Frasqueirão.
Com certeza, também, os torcedores que gostam de ouvir rádio – digamos assim, os mais antigos - reviverão as manhãs de domingos dos anos 70, principalmente depois da inauguração do então estádio Castelão, hoje Machadão, no dia 4 de junho de 1972.
Naquela época era comum, no mínimo, três das cinco rádios AM de Natal movimentarem o torcedor natalense, por ocasião dos grandes jogos, em busca do primeiro lugar em audiência.
Lembro-me que nas ruas e nas praias, logo cedo, os repórteres entrevistam torcedores, colhendo destes o palpite da partida que seria realizada à tarde. Outros dois repórteres visitavam as concentrações das equipes, entrevistando o centroavante de um e o zagueiro do outro, simultaneamente, onde um jogador dialogava com outro. Esse trabalho emulava o jogo, de forma a levar multidão ao estádio.
No estúdio, outro locutor motivava o ouvinte a ir ao estádio, sorteando ingressos e fazendo perguntas, as quais uma vez respondidas corretas, o torcedor recebia prêmios – rádio de pilhas, relógios, panela de pressão e até aparelho de televisão.
Esse trabalho feito pelo rádio ensejava o torcedor a já, pela manhã, soltar fogos de artifícios, colorir seus carros, residências e bares com bandeiras e faixas, e por que não dizer, o próprio estádio. E o que era melhor, sem briga entre torcidas.
Hoje, só resta a saudade, pois, apenas uma emissora AM cobre o futebol em Natal, de forma que não precisa fazer nada para conquistar do torcedor que ouve as transmissões antes, durante de pois do jogo. É lamentável que o rádio AM da capital potiguar tenha chegado este ponto. Houve momento nos anos 70 e 80 que as cinco emissoras AM natalenses tinham departamento de esporte. Todas, diga-se de passagem, com bons profissionais.
Por Manoel Cirilo

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top