
Além de ser considerado um evento importante por promover a inclusão social, promoção da saúde e exercício de cidadania, as Paraolimpíadas Escolares são tidas como grande celeiro de talentos, principalmente com a realização dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A SADEF - Sociedade Amigos do Deficiente Físico - representa o Rio Grande do Norte com dez atletas nas modalidades de atletismo e natação.
Em 2009, a competição contou com a participação de delegações de 20 estados, somando cerca de 850 pessoas. No ano seguinte, esse número aumentou para 1.200 inscritos e 22 delegações. Este ano, são esperados mais de 1.500 participantes de 24 estados, contando com atletas e equipes técnicas. São mais de 950 alunos e mais de 630 staffs e técnicos.
Os atletas estudantes disputarão dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Para Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, os objetivos dos jogos escolares vão além da revelação de atletas para o Rio 2016. “Identificamos os novos talentos do esporte para pessoas com deficiência, de olho nos Jogos de 2016, mas acima de tudo, o maior legado das Paraolimpíadas Escolares é uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania”, destaca. As competições acontecerão no Clube Espéria, no Ibirapuera e no Parque Anhembi.
Fonte: SADEF/RN
Nenhum comentário :