São Paulo vai receber na próxima semana, a partir da terça-feira, 26, até o domingo, 31, o maior evento para atletas com deficiência em fase estudantil no mundo. As Paraolimpíadas Escolares reunirão mais de mil competidores de 24 estados, em dez modalidades.
Além de ser considerado um evento importante por promover a inclusão social, promoção da saúde e exercício de cidadania, as Paraolimpíadas Escolares são tidas como grande celeiro de talentos, principalmente com a realização dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A SADEF - Sociedade Amigos do Deficiente Físico - representa o Rio Grande do Norte com dez atletas nas modalidades de atletismo e natação.
Em 2009, a competição contou com a participação de delegações de 20 estados, somando cerca de 850 pessoas. No ano seguinte, esse número aumentou para 1.200 inscritos e 22 delegações. Este ano, são esperados mais de 1.500 participantes de 24 estados, contando com atletas e equipes técnicas. São mais de 950 alunos e mais de 630 staffs e técnicos.
Os atletas estudantes disputarão dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Para Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, os objetivos dos jogos escolares vão além da revelação de atletas para o Rio 2016. “Identificamos os novos talentos do esporte para pessoas com deficiência, de olho nos Jogos de 2016, mas acima de tudo, o maior legado das Paraolimpíadas Escolares é uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania”, destaca. As competições acontecerão no Clube Espéria, no Ibirapuera e no Parque Anhembi.
Fonte: SADEF/RN
Nenhum comentário :