Na terça-feira, 25, os bombeiros do Rio Grande do Norte, que estão participando do Curso de Prevenção em Estádios (CPrevEst) no Rio de Janeiro, estiveram conhecendo as instalações do Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira, também chamado de Estádio da Cidadania, na cidade de Volta Redonda, interior do RJ. O estádio do Volta Redonda Futebol Clube tem capacidade para 20 mil espectadores, sendo considerado um dos mais modernos do Brasil, após uma obra de recuperação feita entre 2003 e 2004.
Após essa obra, passou a ser chamado, também, de Estádio da Cidadania, pelo o fato de ter integrado dentro do seu espaço atividades para pessoas de várias cidades, como uma universidade a distância e academias de reabilitação para pessoas com problemas físicos e para pessoas da 3ª idade. Em sua versão anterior, como Estádio Raulino de Oliveira, o estádio foi inaugurado em 15 de abril de 1951, na vitória do Botafogo sobre o Fluminense por 3 a 1.
Em 2007, o estádio foi citado como um dos poucos e propensos estádios no Brasil para sediar os jogos da Copa de 2014, mas descartou a possibilidade de o estádio receber jogos da Copa do Mundo, por não atender diversas exigências da Fifa. Além dos aspectos históricos, os militares da corporação potiguar tiveram a oportunidade de conhecer o sistema preventivo de combate a incêndio e controle de pânico existente na edificação, as rotas de fugas e saídas de emergência, postos médicos e a central de monitoramento de câmeras do estádio.
A visita fez parte da carga horária prevista para a disciplina de Operações em Estádios, do CPrevEst, que inclui também aulas teóricas e estágios práticos em partidas do Campeonato Brasileiro. O curso, que serve como capacitação para os profissionais que atuam em eventos desportivos, teve início no dia 12 de setembro e terminará no dia 10 de novembro.
Fonte: Tenente Couceiro
Nenhum comentário :