Primeiro clube de remo do RN faz 96 anos

Pioneiro na história do esporte náutico na capital potiguar, o Sport Club de Natal comemorou 96 anos de existência nessa sexta-feira, 25, a partir das 19h. O clube de remo é uma das organizações esportivas mais antigas do Rio Grande do Norte e possui uma longa história de participação em eventos esportivos da modalidade. Atualmente o Sport Club é formado por sócios e apreciadores da prática. A confraternização, que aconteceou na sede do clube, na Rua Chile, reuniu veteranos e novatos para uma conversa sobre a história desse esporte antigo que luta para se manter vivo no Estado.
A prática do remo no RN remonta desde o inicio do século XX, quando os primeiros atletas potiguares começaram a treinar nas águas do Rio Potengi. Fundado em 1915 pelo irlandês radicado em Recife, Frederick Holdes, o Sport Club é o primeiro clube náutico de Natal.
Apesar de tantos anos de história, hoje os recursos para esta modalidade são poucos. O clube é mantido, atualmente, apenas pela doação de alguns sócios e apreciadores da prática. E mesmo com a escassez de incentivos, o clube desenvolve projetos sociais com as crianças e adolescentes do Passo da Pátria, levando o esporte como alternativo para educação.

Feitos náuticos
Em 1952, partiram cinco remadores – Ricardo da Cruz, Antônio Duarte, Oscar Simões, Clodoaldo Bakker e Francisco Madureira - numa expedição sem precedentes na história náutica, com o objetivo de chegar ao Rio de Janeiro em uma pequena embarcação movida por quatro remos, que recebeu o nome de “Rio Grande do Norte”, a mesma, depois de um náufrago quando passava por Mangue Seco, retornou e passou por pequenas mudanças na estrutura e na tripulação - onde Bakker e Madureira foram substituídos por Luís Enéas e Walter Fernandes - para se lançar novamente à aventura que os atletas estavam dispostos a levar até o fim. Chegaram ao Rio de Janeiro em 21 de maio de 1953. A façanha foi reconhecida pelo então presidente da República, Café Filho e noticiada pela BBC de Londres como “o maior feito náutico do mundo.” Os “Lobos do Mar”- como ficaram conhecidos - receberam homenagens vindas de toda a Costa brasileira.
Fonte: Acesso Comunicações

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top