
No início de 2012 ocorreu um seminário que mudou a realidade da luta olímpica no Estado. "No início do ano fizemos uma clínica em Natal com a participação do Roberto Leitão, superintendente da federação brasileira e do Pedro Gama Filho, presidente. Também fizemos alguns seminários em Santa Cruz e Assu. Agora temos vários treinadores capacitados para ensinar a luta olímpica, pelo menos os conceitos básicos", destacou Ramon Denier, coordenador e técnico da Seleção do RN.
Com a capacitação dos treinadores, Ramon acredita que daqui para frente a tendência é que o esporte apenas cresça no Estado, principalmente por suas facilidades e pelo fato de em 2013 passar a integrar os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. "É um esporte que não é caro. Você pode ensinar a luta até mesmo na areia. Com a ajuda do secretário Joacy Bastos (secretário de esportes do RN) conseguimos colocar a luta nos Jerns e isso vai ajudar muito a desenvolver a luta", frisou.
Como é uma modalidade que ainda está crescendo, não só no RN como no Brasil, a oportunidade de conquistar bons resultados no esporte é muito grande, até mesmo para os novatos. "Eu treinei judô por mais de 10 anos e nunca consegui nada. Hoje tenho 23 anos e no meio do ano irei integrar a seleção brasileira de luta olímpica", afirmou Ramon. Nessa situação estão os jovens Caio Felipe e Samara Júlia, ambos de 18 anos que, do dia 20 a 22 de abril, irão participar do Campeonato Brasileiro Junior de Luta Livre, que será realizado em Tapiritiba/SP.
"A expectativa é muito boa. Venho treinando forte e acredito que posso trazer um bom resultado", destacou Samara. "Eu acredito que tenho chances de vencer, mas caso não aconteça vai valer pela experiência que irei conseguir", completou Caio.
Fonte: DN Oline
Nenhum comentário :