Ciclista potiguar quer mais um título brasileiro

Bala preta é um apelido que até pouco tempo não agradava João Maria da Silva. De origem humilde e pavio curto, o ainda garoto lutava – e brigava – para evitar que a alcunha virasse nome. Não conseguiu. Por outro lado, o jovem atleta de bicicross, de 28 anos, provou ser capaz de vencer as dificuldades num esporte pouco divulgado no Rio Grande do Norte. Não apenas conquistou títulos nacionais e internacionais em cima de uma pequena “magrela”, mas também provou para si mesmo que ser chamado de “Bala preta” até que fazia sentido.
“Não gostava muito. Sempre briguei na rua quando era mais novo por causa disso”, relembra João Maria que conta a origem inusitada do apelido que veio por causa de seu primeiro patrocinador. “Sou moreno e meu patrocinador é uma fábrica de balas aqui do Estado.
Quando chegava para participar dos eventos ou para treinar, pessoal olhava, me via ali pretinho e diziam que eu tinha uma largada rápida nas provas. Não teve jeito. Virou "Bala Preta”, conta e, ao contrário de tempos passados, se diverte com a brincadeira aceita.
João Maria não é apenas o atual campeão estadual. O atleta potiguar já conquistou títulos importantes na carreira de pouco mais de 16 anos. Além de campeão Pré-Panamericano em 2008, ainda conquistou taças e colocações de destaque pelo país afora como um vice-campeonato da Copa Paraibana (2011), título de campeão da Copa do Brasil (2011), (1999), campeão paraibano (2011), dentre outras conquistas.
Para buscar ainda mais destaque no cenário nacional, o atleta vai participar no próximo final de semana do Campeonato Brasileiro de BMX 2013, na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. A prova é etapa única e deverá contar com os principais nomes do BMX nacional. O evento é o principal do calendário nacional, além de contar pontos válidos para o Ranking Nacional e Ranking Internacional UCI. “É um evento mais do que importante para corredores que estão lutando para disputar provas internacionais, além de valer pontos para conquistar a entrada no Bolsa-Atleta”, destacou João Maria que vai disputar a categoria Cruzer, com mais de 30 competidores entre 25 e 29 anos.
E a busca pelo apoio governamental é para complementar o patrocínio que conquistou de forma inesperada. Atualmente patrocinado pela Candy Pop – antes Sam’s -, ele conta ter entrado na loja quando ainda era um garoto. De olhar simples e trajes humildes, acabou trocando algumas palavras com a esposa do proprietário que garantiu a primeira cota de apoio. “Thiago e Luciana (empresários) foram pessoas que me deram a mão. Entrei na loja dela, ela me deu 300 conto, gastei R$ 150 fui devolver e ele disse que ficasse. Eles continuam me apoiando até hoje. Todos os títulos que tenho vieram graças a esse apoio. Deus quem colocou essas duas pessoas na minha vida”, disse emocionado, João Maria, que na época, ainda não era a “Bala Preta” do bicicross potiguar.
Fonte: Jornal de Hoje

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top