Justiça determina devolução do Aero ao Estado

Três meses é o prazo dado pela Justiça para a devolução ao Estado do terreno onde se encontra o Aeroclube do Rio Grande do Norte. Localizado em área nobre de Natal, na Avenida Hermes da Fonseca, bairro do Tirol, o terreno do Aeroclube foi doado à entidade no ano de 1928 pelo governo de Juvenal Lamartine.
O juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, analisando o processo impetrado pelo Governo, reconheceu a propriedade do Estado do Rio Grande do Norte sobre o terreno, com seu respectivo registro imobiliário. A decisão foi divulgada pelo Tribunal de Justiça na terça-feira, 1º.
Já em 2006, o Aeroclube se recusou a desocupar o imóvel. Na época, foi assinado um termo de cessão de uso com prazo de 5 anos, com término em 2011. Findo o prazo, o Governo do Estado pediu reintegração de posse. O Aeroclube, por sua vez, insistiu em permanecer mesmo irregularmente no imóvel e após ser notificado extrajudicialmente, em 10 de abril de 2013.
Para o juiz Geraldo Antônio da Mota, existe clara evidência de dano patrimonial ao Estado, na medida em que, concluída a cessão, não renovada, e não se estabelecendo procedimento licitatório para exploração da área, ou outra destinação prevista em lei, restará ao Estado a impossibilidade de aproveitamento útil e econômico do que lhe pertence.
Esse aproveitamento útil pelo Estado deve ser a entrega do imóvel a OAS, empresa responsável pela construção da Arena das Dunas, como parte do pagamento estabelecido em contrato.
Modalidades esportivas
Hoje, o espaço do Aero é ocupado no desenvolvimento de várias modalidades esportivas. Têm dois campos de futebol society, duas quadras de tênis, uma escolinha de hipismo, além da sede da Federação Norte-rio-grandense de Tênis e também da Federação Aquática Norte-rio-grandense.
O pensamento do Governo do Estado é disponibilizar o terreno à secretaria de Educação e Cultura e à Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. A diretoria do Aeroclube promete que vai recorrer da decisão judicial.
Fontes: Anote RN e Esporte Amador RN

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top