AABB homenageia 23 ex-atletas do basquetebol

Aos 90 anos, o treinador do decacampeonato de basquete José Augusto Bezerra de Medeiros Sobrinho, foi o grande homenageado pela passagem dos 70 anos de fundação da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil -, que na manhã desse sábado, 30, entregou comendas a 23 ex-atletas que participaram da época áurea do basquete natalense entre os anos 50 e 60, e depois meados dos anos 70. “É muito emocionante e toca muito o íntimo essa homenagem”, disse “Seu Zé”. 
O presidente da AABB, Haroldo Ribeiro Dantas, disse que entre os homenageados “in memorian” estavam Mario Dourado, José Moacir e Joaquim Jairo, além do fundador e primeiro presidente da instituição, Carlos Silva. “Escolhemos o nome de José Augusto para a comenda de mérito desportivo, porque ele é unanimidade no basquete do Rio Grande do Norte”, disse Haroldo, que completou: “É a homenagem de um clube que mais teve título de basquete no Estado e é referência no Brasil, também estamos resgatando a história desses ex-atletas como uma forma de gratidão a quem colocou a AABB no cenário esportivo nacional”.
Ex-atleta dentre os que fizeram a história do basquete da AABB, Tales Vilar disse que começou, aos 15 anos, no infantil, em 1967: “O basquete praticamente não existe mais no Rio Grande do Norte, mas nós éramos temidos até pela seleção de São Paulo”.
Tales Vilar conta que certa vez, no Campeonato Brasileiro Juvenil, em 1969, em Recife-PE, ouviu Carioquinha dizer que “o único time que tinha medo de jogar era o do Rio Grande do Norte. Veja o nível do basquete que a gente jogava”.
Vilar disse que em 1967, a AABB foi campeão quatro vezes, na escolinha, infantil, juvenil e adulto. Segundo ele, houve uma final histórica contra o América, em que a AABB venceu o jogo por 44 x 40) pontos: “Eu estava na arquibancada, Zé Cobrinha (José Alves, era o técnico), olhou pra mim, e perguntou se queria jogar - “quero” - , entrei e fiz os últimos quatro pontos”.
Para Vilar, essa homenagem é importante, para que as gerações novas se interesse pelo basquete, “quer hoje em dia é muito frágil no Rio Grande do Norte e mostrar que tivemos atletas convocados para a Seleção Brasileira”.
Outro homenageado na AABB,  Nilo Machado, 80 anos, chegou a ser campeão brasileiro de lance livre, em fins dos 50, quando deixou de ser convocado para a Seleção Brasileira devido a altura, tinha 1,70 metros: “Rosa Branca, que era mais alto, me barrou”. Machado foi três vezes convocado para a Seleção do Rio Grande do Norte
Paulo Cunha afirmou que era uma “satisfação muito grande, um orgulho e uma honra”, receber a homenagem, principalmente porque tem em “Seu Zé” o treinador “que deu todo o referencial para que chegasse à Seleção Brasileira”.
Fonte: Tribuna do Norte, com foto de Ana Silva

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top