Trekking de Inverno busca divulgação da prática

Uma corrida em meio à natureza, estimulando o trabalho em equipe, a prática esportiva e a consciência ambiental. Essa é a proposta do Trekking de Inverno, projeto de extensão da Faculdade Maurício de Nassau, em Natal, que será realizado no dia 6 de junho, em área de Mata Atlântica, nas proximidades da Praia de Pirangi, litoral sul do Rio Grande do Norte.
Ao todo, 120 atletas participarão da disputa, divididos em 40 equipes com três membros. A estimativa é de que a prova dure cerca de 2h30 – com um intervalo obrigatório de 30 minutos para todos os competidores–, em percurso de aproximadamente 10 quilômetros. A prova tem início previsto para as 7h30.
O evento será baseado no cumprimento de metas: manutenção de uma velocidade média, encontrar locais no mapa, fazer doações de materiais previamente solicitados nos pontos de controle e, inclusive, recolher o lixo espalhado.
Segundo o professor de educação física, Gustavo Mousinho, a prova apresenta um nível de dificuldade baixo. “Todo o trecho será de nível um de aventura, que é um nível básico, que qualquer pessoa pode fazer”, ponderou.
Mousinho destacou ainda que não é preciso de um alto investimento para a prática do esporte. “Quando o esporte começou, poucas pessoas praticavam. Hoje em dia, com a internet, o esporte ganhou mais adeptos. Além disso, não é um esporte caro. O custo basicamente é para adquirir tênis e roupas apropriados, que podem durar anos”, esclareu Mousinho.
Sobre a prática no Estado, o professor destacou a existência de dois grupos. “No Rio Grande do Norte, temos dois grupos principais de Trekking: o COP [Clube de Orientação Potiguar, formado por esportistas de aventura, e o RN Trilhas, que é de Jael, um dos colaboradores deste evento em Pirangi”, contou.
Palestra
Em palestra agendada para o próximo dia 3 de junho, na própria faculdade, os participantes receberão todas as orientações e serão apresentados às regras e alguns detalhes do espaço onde o evento será realizado.
A prática do Trakking é uma forma de treinamento coletivo e é utilizado por diversas empresas para capacitação dos funcionários. “As empresas utilizam o esporte para avaliar como está a motivação dos seus funcionários, a integração entre eles, o comportamento numa situação inóspita para saber como eles vão se sair nesses casos”, finalizou.
Por Heilysmar Lima - Portal no AR

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top