Secretário estadual quer trazer de volta o Matutão

Na manhã do dia 4 deste mês de agosto, na Escola de Governo, em Natal, ocorreu o Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, dentre os vários temas, um que foi destacado pelo secretário Estadual de Esporte e Lazer, George Câmara, foi sobre a volta do Campeonato de Futebol do Interior, mais conhecido como "Matutão".
De acordo com o que foi discutido, o novo Matutão, agora organizado pela Secretaria Estadual de Esporte do Lazer, deverá acontecer no início de 2016, onde a fórmula de disputa poderá ser uma espécie de mistura da Copa Garibaldi e Copa Robinson Faria, com fases eliminatórias e classificatórias. 
Embora o Matutão idealizado e organizado pelo jornalista e escritor Everaldo Lopes, à época, editor de esportes do jornal Diário de Natal,  fosse uma competição amadora, ainda hoje não sai da memória de muitos esportistas potiguares. Na cidade de Pau dos Ferros, por exemplo, o título conquistado pelo Clube Centenário Pau-ferrense, no dia 9 de janeiro de 1972, quando bateu o Cruzeiro de Macaíba por 2 a 1, no estádio Juvenal Lamartine, em Natal, ainda hoje é festejado.
Na foto, o então prefeito, Leonardo Rêgo, ao lado de Bobô - artilheiro da equipe campeã - em solenidade realizada pela Prefeitura, em 9 de Janeiro de 2007, para comemorar o 35º. aniversário daquela conquista histórica. Aliás, o Estádio 9 de Janeiro daquela cidade recebeu esse nome em homenagem à façanha do Centenário. 
Para os esportistas mais novos, a festa do interior nos anos oitenta era o Matutão, o evento de futebol amador mais importante do Estado durante muitos anos. Ele que mexia com as pessoas, movimentava as cidades e que era capaz de unir os mais ferrenhos adversários políticos, os bicudos e os bacuraus.
Do Matutão saíram grandes profissionais de futebol para ABC e América, principalmente. Entre tantos podemos citar os irmãos Isulamar e Irimar, que marcaram época no ABC, e Canindé e Lolô, que se destacaram no América. Os quatro pertenciam à seleção de Ceará Mirim. O ABC teve ainda o atacante Toinho de Macau, meia Dedé de Dora e o goleiro Marcelo Terremoto. Ainda do interior o América trouxe zagueiro Djalma, o atacante Bebeto, além do extraordinário Souza. 
Se a ideia do secretário George Câmara vingar, a taça do Campeonato de Futebol do Interior - Matutão - de 2016, bem que poderia receber o nome do colega Everaldo Lopes. Com certeza, seria uma homenagem merecida, pelo que ele fez no jornalismo esportivo do Rio Grande do Norte. Fica a sugestão.
Por Manoel Cirilo 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top