Briga entre FNF e Governo marca os 87 anos do JL

Dia 28 de outubro de 1928. Há portanto, 87 anos. A expectativa na cidade de Natal - de pouco mais de 30 mil habitantes - era muito grande. Isso porque naquela data o então governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine de Faria, inaugurou o maior campo de futebol da região da época. 
A praça esportiva tinha capacidade para 5.000 pessoas, dotada de arquibancada de madeira, coberta por com folhas de zinco, sanitários e vestiários, e com um vistoso portão de entrada em forma de arco, onde agitavam as bandeiras dos clubes filiados.
Durante esse tempo, algumas reformas foram introduzidas no estádio. Entre elas está a de 1951, que ocorreu devido a um fato pitoresco. O jornalista, pesquisador e escritor José Procópio Filgueira Neto - de saudosa memória -, conta em seu livro "Os Esportes em Natal", que o então vice-presidente da República, o potiguar João Augusto Fernandes Campos Café Filho, de passagem por Natal, foi convidado para assistir a uma partida amistosa entre o ABC e o Santa Cruz de Recife. 
No decorrer do jogo, alguns estalos no madeirame das arquibancadas do estádio, surgidos na hora de um gol, assustaram o vice-presidente e sua comitiva, tendo ele ao se retirar do estádio, assegurado e posteriormente liberado Cr$ 20.000 (vinte mil cruzeiros) para  melhoramento. 
Ainda de acordo com Procópio Neto, anos depois, já na gestão de João Cláudio de Vasconcelos Machado, na presidência da FNF - Federação Norte-rio-grandense de Futebol -, foi construída a grande arquibancada de cimento armado das gerais, graças ao governador Aluizio Alves. 
Segundo o livro Os Esportes em Natal, a última grande reforma que o estádio recebeu foi na administração do advogado Domício Damásio, na federação, em 1983, alterando inteiramente a parte física do equipamento esportivo no local administrativo.
Hoje, ainda administrado pelo presidente da FNF, o também advogado advogado José Vanildo da Silva, o velho estadinho do Tirol, como é carinhosamente chamado por alguns cronistas esportivos, está com suas estruturas físicas todas comprometidas, de forma que não tem mais condição de receber jogos oficiais, exceto os das categorias de base.
Para "comemorar" as quase nove décadas de inauguração daquele que foi durante muitos anos o templo do futebol potiguar, a federação e o Governo do Estado - Robinsom Mesquita de Faria - brigam na justiça para ver quem é que fica com o velhinho. Detalhe: o governador que inaugurou o estádio tem Faria em seu nome, assim como o dirigente atual. A história registra que três governadores do Estado e um presidente da República estão relacionados com a vida do Estádio Juvenal Lamartine, o aniversariante de hoje.  

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top