FNF divulga pesquisa sobre novo perfil do torcedor

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol divulgou na sexta-feira, 15, a sua pesquisa contratada, realizada pelo Instituto Smart Pesquisa de Opinião, sobre o novo consumidor do futebol potiguar, com o objetivo de conhecer seus hábitos, costumes, para nortear as novas decisões da entidade sobre o futuro da gestão do esporte no Rio Grande do Norte. Foram entrevistadas 500 pessoas, entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro de 2015, nos municípios de Natal, Ceará-Mirim, Goianinha, Assú, Mossoró e Caicó.
A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,0%. A metodologia aplicada na pesquisa seguiu o método de observação direta, objetivando diagnosticar quantitativamente, sendo aplicada a técnica de entrevistas em local predeterminado de forma sistemática, utilizando questionário como instrumento de investigação.
Ao indagar o torcedor sobre a presença nos estádios, 47,25% afirmaram ter ido ao estádio há mais de 1 ano, enquanto que até 2 meses, 3 a 5 meses, 6 a 9 meses e 10 a 12 meses apresentaram os respectivos percentuais: 13,33%, 18,43%, 14,72% e 6,27%. O número médio de ida aos estádios de futebol no ano de 2015 foi de 5,87. Números que só demonstram o potencial disponível para ser trabalhado.
MELHOR DIA X PREÇO X INTERNET
Quanto ao melhor dia de ir ao estádio de futebol, 52,16% apontaram o domingo, enquanto que sábado com 40,39%, indiferente 6,67% e NS/NR com 0,78%. O único município que prefere jogos aos sábados é Natal, com 49,23%, contra 45% do domingo, para 5,77% é indiferente. Os melhores horários sugeridos pela torcida foram: 20h na quarta-feira, 16h nos sábados e domingos. Dos entrevistados, o preço ideal apontado pelo torcedor é de R$ 18,77, valor médio por partida, na arquibancada.
Ao ser questionado se compraria ingresso pela internet, o torcedor afirma está pronto para utilizar este serviço. Dos 500 entrevistados, 265 aprovam, totalizando 51,96%, contra 234 que não compraria, 45,88%, para 2,16% NS/NR. A facilidade hoje já é utilizada no futebol potiguar, como por exemplo na Arena das Dunas.
"A pesquisa mostrar como o futebol mudou, está mais profissionalizado, com um cliente exigente, o que só mostra que temos um futebol com grande potencial de crescimento. O Campeonato Potiguar é a prova disso. A pesquisa nos trouxe uma contribuição muito importante para definir as métricas das novas decisões para continuar avançando. Ao ter um diagnóstico das cidades que sediam o Campeonato fica mais fácil comprovar com nossos filiados as particularidades locais, da cidade, da região. Nosso maior cliente merece ser ouvido e prestigiado com suas opiniões valiosas", comentou o presidente da FNF, José Vanildo da Silva.
NOVAS MÍDIAS X MARCAS LEMBRADAS
A FNF também buscou verificar como o torcedor está se informando sobre o futebol local. Televisão (70,78%) é o principal meio de comunicação que acompanha notícias do futebol do RN, seguido de rádio (48,82%), mídia social (26,67%) e jornal impresso (4,90%). Na plataforma digital, o facebook (68,24%) é a principal mídia social utilizada, enquanto que instagram, twiter, snapchat e periscope apresentaram os respectivos percentuais: 24,31%, 17,06%, 5,88% e 2,35%.
Ao perguntar sobre qual time torce no RN, os entrevistados apontaram: ABC (30%), América (28,82), Baraúnas (10,59%), Potiguar de Mossoró (9,02%), ASSU (3,33%), Globo (3,14%), Palmeira de Goianinha (2,94%), Alecrim (1,57%), Coríntians de Caicó (0,98%), Centenário (0,20%), Nenhum 9,21%.
O futebol é um produto de massa, de forte impacto de mídia, de comunicação presente. Ao saber do torcedor, qual a marca mais lembrada que vem primeiramente na memória do futebol do Rio Grande do Norte, as marcas mais lembradas foram: Nike (8,82%), Adidas (5,48%), Sport Magia (4,90%), Caixa Econômica (2,93%), Sams (2,54%), Siker (1,95%), Chevrolet (1,37%), Nutriday (1,37%), Ótica Diniz (1,37%), Kappa (1,18%), Pitú (1,18%), Penalty (0,98%), Skol (0,98%), Brahma (0,78%), Cavaleiros do Forró (0,78%), Coca-Cola (0,78%), MPB Empreendimentos (0,78%), Tooper (0,78%), Wilson (0,78%), ERK (0,78%), Eureka (0,59%), Livraria Câmara "Cascudo (0,59%), Posto Fan (0,59%) e Prática Sport (0,59%).
"Chama atenção como investir no futebol é marcante, fica na memória do consumidor. Empresas que há muito tempo investiram em clubes são lembradas pelo torcedor, eles reconhecem a marca simpatica ao seu produto. Marcas do Campeonato Potiguar estão entre as mais lembradas, confirmando o resultado da força do Campeonato e seu plano de mídia. Outro ponto importante é a internet, como hoje o digital tem presença na vida do torcedor. Tudo vai nos ajudar a tomar decisões mais assertivas e ajustar o que for preciso", analisou o diretor de marketing da FNF, Alan Oliveira.
Fonte: FNF

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