Judoca precisa de apoio para competir na Alemanha

Dias de correria para um jovem judoca potiguar. Antônio Paulo Barbosa, de apenas 16 anos, foi convocado pela seleção brasileira para representar o país no Circuito Europeu de Judô, na Alemanha. Ao passo que se prepara para a competição, que começa no próximo dia 16, o atleta convive com a indecisão a respeito de sua participação, já que faltam patrocinadores para custear a viagem.
Antônio precisa embarcar no próximo dia 12 para Pindamonhangaba (SP) onde ficará concentrado com a seleção brasileira. A ida à Alemanha ocorrerá no dia 16 e tem retorno a Natal previsto para o dia 25. Ao todo, os custos somam R$ 14,8 mil e até agora pouca gente apareceu para ajudar o garoto a realizar seu sonho.
“Desde que fui selecionado que estamos buscando patrocínio”, conta o judoca que tem o apoio de sua família na busca. Antônio ganhou a vaga no Circuito Europeu após ficar com a quarta colocação da categoria sub 18 juvenil até 66 Kg em seletiva disputada na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, no fim de 2015.
Na tentativa de conseguir dinheiro para viajar até uma feijoada foi feita. Mesmo com as muitas buscas por colaboradores, Antônio conta que até agora conta “apenas com um patrocínio das Drogarias Paiva”. No mais, apenas o pais e amigos têm apoiado.
“A expectativa ‘tá a mil’ e se Deus quiser vou trazer uma medalha para o Brasil e para meu estado”, afirma o jovem que não deixa que a esperança de conseguir patrocinadores se acabe. Antônio aproveita para mandar um recado para empresários na tentativa de sensibiliza-los. “Podem ter certeza que vou fazer de tudo para dá retorno para eles”, declara.
Preparação
Antônio Paulo se prepara forte para disputar o Circuito Europeu. Enquanto sonha com a viagem para a Alemanha, treina duas vezes por dia e, nas terças e quintas-feiras, ainda realiza um treino adicional. “Faço musculação de três às quatro horas da tarde. De seis da tarde até as 8h30 da noite, tem o treino de judô, focado mais na luta”, explica.
Os treinos adicionais que ocorrem duas vezes na semana são feitos logo após as duas atividades diárias. “Esse treino eu faço entre 8h30 e 10h30 da noite e foca mais na parte técnica”. Em meio à rotina cansativa, o judoca não hesita em declarar que “tá sendo puxado”, mas não esconde sua satisfação.
Bom de tatame
“Eu tinha três anos quando comecei a praticar o judô”, conta Antônio. Desde 2010, o judoca que ainda cursa o Ensino Médio vem colecionando títulos importantes na modalidade e que merecem destaque. Só nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) são cinco títulos seguidos entre 2011 e 2015.
O jovem ainda é tricampeão do Regional Brasileiro e venceu os Jogos Brasileiros Estudantis de 2013. No currículo vitorioso, ainda constam um segundo lugar no Regional Brasileiro e no campeonato nacional da modalidade. O atleta ainda ocupou o pódio em outras três vezes como terceiro lugar nacional e dos jogos estudantis do Brasil.
Por Ayrton Freire, do Portal no Ar



Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top