Jiqui Club é sede do Brasileiro de automodelismo

O Jiqui Country Club, em Parnamirim, será a sede do Campeonato Brasileiro de Automodelismo pela segunda vez em 19 anos de história da competição de carrinhos guiados através de controle remoto. Na corrida pelo título, 65 pilotos de todo o país disputam cada bateria do torneio que acontece entre os dias 7 e 10 de setembro.
Desde que a primeira edição do Campeonato Brasileiro foi realizada, em 1998, apenas o Rio Grande do Norte e o Ceará serviram como sedes na região Nordeste. Contudo, o RN leva a vantagem em relação ao estado vizinho por está recebendo a competição por mais de uma vez e, inclusive, no mesmo local.
Para o piloto Rozeilton Grilo, de 34 anos, o local de competição é o principal responsável pelo feito inédito para o Nordeste. “A infraestrutura, localização e segurança que o clube Jiqui oferece trouxe a competição que já havia ocorrido aqui em 2013 de volta”, frisa. Além disso, “tem o potencial turístico que Natal oferece”, destaca.
Além de piloto, Grilo é o idealizador da pista no Jiqui. “Ela (pista) atende todos os padrões da modalidade e pode ser considerada como top em nível nacional”, destaca, detalhando que a área tem 280 metros de comprimento e uma largura de cinco metros. A dimensão, de acordo com o piloto, garante voltas emocionantes no barro.
No primeiro dia do Campeonato Brasileiro, 7 de setembro, os pilotos farão o reconhecimento da pista. Nos dias seguintes, as eliminatórias vão ter início até que 12 carrinhos de cada categoria – buggy e truggy (picapes) – disputem suas respectivas finais. Grilo destaca que “a entrada é franca e todo mundo é convidado a participar”.
Automodelismo
Embora disputada com carrinhos de controle remoto, “não se trata de uma brincadeira, ao contrário, é uma competição esportiva de alto nível”, destaca Grilo. Ele explica que cada piloto tem dois mecânicos para abastecer o carrinho e realizar eventuais ajustes ao longo das baterias que duram uma hora, cada – vence quem der mais voltas durante este tempo.
Durante a corrida, os pilotos ficam num palanque elevado para, nas palavras de Grilo, “observarem tudo”. A comunicação com a equipe é feita via rádio. Tendo o nitrometano como combustível, cada carrinho chega a fazer até 10 paradas para abastecimento em uma área reservada para a função
Por Ayrton Freire/Portal no Ar

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