Praia do Meio recebe a 3ª Copa Natal de Frescobol

A Praia do Meio sedia a III Copa Natal de Frescobol neste fim de semana, 10 e 11 de setembro. O evento tem participação de 86 atletas de todo o Nordeste, com membros de Natal, Fortaleza, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa. Neste torneio competem as categorias amador, mista, profissional e trinta, com participantes de 17 a 50 anos.
A competição tem início às 9h30 deste sábado e segue até às 16h, em etapas classificatórias. No domingo, a final tem início às 10h com término previsto às 14h30 e premiação do primeiro ao terceiro lugar com medalhas. A entrada é franca e o público pode aproveitar a estrutura formada por tendas para se proteger do sol, animação de DJ e banheiros químicos.
Em grupos de até três pessoas, uma equipe de frescobol compete com raquete na mão jogando a bola no ar. O objetivo do jogo é rebater a bola para o adversário e não deixar ela cair no chão durante o maior tempo possível, pontuando com ataques, destreza e defesa. O esporte reúne cada vez mais adeptos no litoral potiguar. Sem contra indicações e de prática fácil, a Associação de Frescobol de Natal incentiva a prática junto aos banhistas na Praia do Meio.
Junior Elias é presidente da Associação de Frescobol de Natal. Ele pratica frescobol há 39 anos e conta que a iniciativa de criar a associação e se reunir para fomentar o esporte se deu há três anos, fruto da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “A gente já se reunia, mas nada muito organizado, de modo bem amador. Quando tivemos o apoio da SEL em nossos eventos, decidimos criar uma estrutura organizada e montamos nossa sede. Daí pudemos iniciar projetos que trazem visibilidade e popularizam o esporte em nossa cidade”, afirma.
Hoje a associação realiza dois eventos ao ano, um regional e outro nacional, em abril e setembro, respectivamente. No período que antecede os campeonatos, os membros da associação transformam a praia numa sala de aula entre a rotina de treinamentos. “Nos reunimos três vezes na semana para praticar frescobol. É muito comum encontrar pessoas que se aproximam para pedir dicas e a gente acaba ensinando, como se fosse uma espécie de escolinha”, indica Junior Elias.
A funcionária pública Norma Costa Soares, 55, treina frescobol nas horas vagas e também faz parte da Associação de Frescobol de Natal. “Pratico por lazer, não por competitividade. É o complemento para a alma, sinto satisfação, prazer, bem estar e faço novas amizades”, ressalta.
“Conheci o frescobol há algum tempo, enquanto caminhava na praia. Hoje em dia eu também apresento a prática assim como fizeram comigo antigamente. Quando saio para treinar e vejo as pessoas olhando, sempre converso sobre como funciona e até bato uma bolinha com eles. É muita satisfação poder contribuir para o crescimento e reconhecimento do esporte”, revela a esportista.
Portal no Ar

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top