De futebol para ser recordista no tênis de mesa

Ecildo Lopez de Oliveira tinha 34 anos, uma carreira de atleta pela frente; tinha sonhos e conquistas no futebol; tinha talento e sucesso, quando tudo aconteceu, em 1998. Um acidente de trânsito lhe decepou as duas pernas, o talento e carreira futura no futebol. Mas não arrancou seus sonhos. “Por que eu iria me lamentar? Não. Encarei a vida com outra perspectiva. Reclamar não ia resolver nada. Adpatei-me e fui à luta”, contou o paratleta.
Os quatro meses de tratamento para se recuperar do acidente foram em Brasília. De onde ele já saiu dando a primeira mostra de que a vontade de viver é uma das forças mais poderosas da natureza. “Dirigi um carro adptado até em casa, aqui em Natal”, contou sem nenhum tom de bravura, como quem anuncia que atravessou a rua pela faixa de pedestres. 
No mesmo ano, decidiu se envolver com o tênis de mesa. Nunca mais parou, sendo, atualmente, o recordista mundial. Ninguém no planeta tem mais medalhas em competições internacionais do que ele, que soma 50. Não foi a falta de membros inferiores que impediu Eceildo de caminhar em direção ao pódio da própria vida.
Ecildo conversou com a reportagem enquanto participava de uma audiência pública sobre esportes na Assembleia Legislativa. Aos 53 anos, não pensa em desistir. E sua maior conquista ainda emociona. “Foi em 2007. Quando fui ouro nos Jogos Parapan-Americanos”, lembra com orgulho, antes de deixar uma mensagem.
“Você me pergunta como reagi quando minha vida sofreu esse choque. Olhe, eu num tive um dia de depressão porque eu reagi. Eu depositar ação. Aprendi que agir, que procurar soluções ao invés de focar no problema traz resultados. Por que gastar energia se lamentando se ela pode ser usada para nos impulsionar?”.
Por Dinarte Assunção/Ponto ID 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top