Jogos celebram a emancipação de São Tomé

Em sua sexta edição regional, os Jogos da Maturidade fizeram parte da programação que celebra os 89 anos de emancipação do município de São Tomé no mês de outubro. Na sexta-feira, 27, no ginásio José Eusébio, 200 idosos das delegações de São Tomé, Rui Barbosa e Barcelona participaram das atividades de esporte, lazer e cultura promovidas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer.
A edição dos Jogos da Maturidade em São Tomé contou com o tradicional café da manhã e a visita à paróquia da cidade Nossa Senhora da Conceição. Antes do passeio, os idosos realizaram exercícios físicos de alongamento orientados pelos alunos do curso de Educação Física da UnP. No retorno ao ginásio foi realizada a abertura oficial dos jogos com as presenças de várias autoridades locais.
O prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e disse que o evento foi a forma que a prefeitura encontrou de homenagear os idosos que fazem parte da história de emancipação do município. "Em primeiro lugar quero parabenizar o Governo do Estado que por meio da SEEL criou essa importante iniciativa de valorização do idoso e dizer que os Jogos da Maturidade foram a melhor forma de homenagear os cidadãos da terceira idade de São Tomé nesses 89 anos de emancipação", revelou.
O secretário da SEEL, Canindé de França, destacou que o projeto dos Jogos da Maturidade tem como grande objetivo o trabalho em parceria com as prefeituras. "A tarefa do Governo do Estado é trabalhar de forma parceira e organizada com as prefeituras, prestigiando os municípios e idosos num evento com qualidade e muita alegria, reconhecendo o esforço das pessoas que ajudam a promover os Jogos da Maturidade", disse Canindé.
Melhoria na qualidade de vida
A coordenadora do grupo de idosos de Rui Barbosa, Francisca Lúcia, comentou sobre a importância dos Jogos da Maturidade na melhoria da qualidade de vida. "Esse evento do Governo do Estado é uma iniciativa brilhante, esse dia de atividades diversificadas melhora a qualidade de vida do idoso que sente mais valorizado e sai daqui muito mais feliz, afinal velho é o mundo e não quem habita nele", elogiou a professora aposentada.
A abertura também contou com as presenças do prefeito de Barcelona, Vicente Mafra Neto e da secretária municipal de Assistência Social de São Tomé, Lucicarla Pereira. Também teve uma homenagem aos cidadãos José Menezes e Laura Menezes, além da apresentação da orquestra sinfônica municipal e do grupo de dança Araruna. Depois foi realizado o bingo que distribuiu vários prêmios. Logo após o almoço, iniciaram as competições de dominó, sueca, dama, memória, caça-palavras, concurso da mais bela voz e a concorrida disputa de dança.
Na classificação geral das delegações, o primeiro lugar ficou com o município de São Tomé que somou 145 pontos. Com 57 pontos, Rui Barbosa conquistou o segundo lugar, enquanto Barcelona ficou em terceiro com 49. A equipe técnica da SEEL esteve formada pelos coordenadores Ageu Almintas, Amanda Costa, Antônio Campos e Elielson Lásaro, também participaram os alunos do curso de Educação Física da UnP.
O projeto de interiorização dos Jogos da Maturidade já beneficiou os idosos de São Gonçalo do Amarante, Brejinho, Baía Formosa, Guamaré, São José de Mipibu, Viçosa, Umarizal, Rodolfo Fernandes, Itaú, Portalegre, Riacho da Cruz, Angicos, Ipanguaçu, São Rafael, Lajes, Fernando Pedroza, Paraú, Pedro Avelino, Pendências, Sítio Novo, Parelhas, Equador, Santana do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Caraúbas, Campo Grande, Olho D'Água dos Borges, Governador Dix Sept Rosado e agora São Tomé, Rui Barbosa e Barcelona.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top