Solenidade na 5ª, mas os jogos começam hoje

A solenidade de abertura dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, antes marcada para essa sexta-feira, 20, foi adiada para a próxima quinta-feira, 26, às 17h, no ginásio Marcelo Carvalho - DED  -  em Natal. "Questões burocráticas" levaram a Coordenadoria de Desportos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura a tomar esta decisão. As competições, porém, estão mantidas e terão largada neste sábado, 21,  em vários ginásios da capital potiguar e na Vila Olímpica de Macaíba.
Este primeiro fim de semana está reservado para a disputa da natação na piscina do Complexo Educacional Henrique Castriciano, e o karatê na Facex. Entre as modalidades coletivas, os torneios de basquete, futsal, futebol society e handebol também terão início neste sábado.
Este ano, 14.792 atletas de 533 escolas participarão dos Jerns, evento mais esperado pela comunidade escolar no Rio Grande do Norte. No total, são 26 modalidades em disputa. Participam estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de todo o estado, divididos nas categorias mirim (10 a 12 anos), infantil (13 a 15) e juvenil (16 a 18).
"Os Jerns são o ponto máximo do desporto escolar do nosso Estado. É um momento de confraternização dos estudantes, através do esporte. Os resultados são apenas consequência", afirma Antônio Simplício Júnior, coordenador de esporte do Colégio Marista de Natal, que participará desta edição com 400 alunos em 11 modalidades.
Vale lembrar que foi dos Jerns que surgiram revelações para o esporte olímpico brasileiro, como Virna, do vôlei, e Bruno Fratus, mais recentemente, na natação - ambos representaram o Marista na competição. Nomes como Jadson André, integrante da elite do Circuito Mundial de surfe, Juliana Felisberta, do vôlei de praia, e Vicente Lenilson, medalhista olímpico no atletismo, também participaram do evento no início da carreira.
A Facex é a atual campeã geral dos Jogos - a escola venceu as últimas cinco edições, mas os quatro primeiros títulos não são reconhecidos pela Codesp, já que o órgão não divulgou o ranking de forma oficial entre 2012 e 2015. 
Entrando no clima 
No Colégio Nossa Senhora das Neves (foto), a manhã de sexta-feira contou com uma palestra motivacional e um momento de espiritualidade para os atletas e os professores que participarão dos Jerns. Os alunos também apresentaram o novo "bandeirão" que será utilizado pela torcida durante a competição.
De Globo Esporte Natal

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top