Crônica esportiva de luto. Morre Everaldo Lopes

A crônica esportiva do Rio Grande do Norte está de luto. Isso porque faleceu na manhã desta quarta-feira, 26, aos 88 anos de idade, o jornalista, escritor e pesquisador Everaldo Lopes, após uma parada respiratória. 
Ele era natural de Recife, porém, foi em Natal onde mostrou sua grande habilidade com o jornalismo esportivo, quando trabalhou na Rádio Poti e nos jornais Diário de Natal, O Poti e Tribuna do Norte.
No Diário de Natal, por exemplo, deixou sua marca registrada nas colunas Cartão Amarelo - composto de charges - e Numeradas. Foi também no Diário de Natal que ele idealizou, organizou e promoveu um dos maiores e bem organizados campeonatos de futebol amador do Brasil entre municípios do interior do Estado, denominado de "Matutão". De tão organizada, essa competição foi citada como exemplo por muitos desportistas, durante bastante tempo. Na Tribuna do Norte, escreveu por muitos anos a coluna Apito Final. Aliás, um dos três livros escritos por Everaldo tem o nome parecido com a da coluna: "Da bola de pito ao Apito Final".
Aprendi muito com Everaldo
Após eu concluir o Curso de Comunicação Social - Habilitação e Jornalismo - pela UFRN, em 1983, comecei a procurar por em prática as teorias que vi nos bancos da universidade, e foi justamente no Diário de Natal onde consegui aliar a teoria à prática, orientado por Everaldo Lopes. Aprendi muito com ele. Para mim, foi um verdadeiro professor de aulas práticas na redação do Diário de Natal. Corrigia os meus erros de redação sempre com delicadeza,
Um dia, depois de alguns anos trabalhando ao lado do mestre, tive um momento de tristeza e alegria ao mesmo tempo. É que, a direção do Diário de Natal ao demitir Everaldo, me deu a responsabilidade de responder pela editoria de esporte, função essa que permaneci por alguns anos. Confesso que senti muito medo de enfrentar o desafio, pois eu tinha consciência que estava substituindo um profissional que conhecia tudo sobre a matéria, enquanto eu era ainda um aprendi.
O corpo de Everaldo Lopes está sendo velado no Morada da Paz, em Emaús, onde será sepultado às 9h, desta quinta-feira, 27. Que Deus conforte os seus familiares! Siga em paz meu velho amigo! Aprendi bastante com você.
Por Manoel Cirilo



Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top