Começa nesta 6ª Brasileiro de Atletismo Escolar

Natal mais uma vez está na rota dos grandes eventos do desporto escolar. A capital potiguar recebe a partir desta sexta-feira, 11,  a terceira edição do Campeonato Brasileiro de Atletismo Escolar, a maior já realizada no país. Com delegações de todos os estados e do Distrito Federal, são mais de 500 pessoas envolvidas. Este número se contabilizar equipe técnica e de apoio. As provas serão disputadas na pista do Centro de Treinamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
“Esse terceiro Campeonato Brasileiro de Atletismo Escolar já é o maior que a CBDE - Confederação Brasileira do Desporto Escolar - realizou. Nós temos 438 atletas inscritos no sistema. Somando com comissão técnica e chefes de delegação, vamos alcançar 530 participantes. Envolvendo equipe da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar, estafe local e voluntários, vamos chegar perto de 800 pessoas”, detalhou Francisco Braz, vice-presidente da CBDE. 
A confederação tinha planejado este Brasileiro para Fortaleza, mas a própria Federação Cearense solicitou a transferência do evento devido a alguns episódios de violência ocorridos recentemente na cidade. Segundo Braz, Natal aceitou o desafio de “braços abertos”.
“O presidente da CBDE, Antônio Hora, entrou em contato com o presidente da FNDE, Gileno Souto, que, de pronto, atendeu à solicitação. A CBDE está muito feliz com a escolha de Natal e temos que agradecer também à Federação Norte-rio-grandense de Atletismo, através da presidente Magnólia Figueiredo, que não está medindo esforços para fazer um grande evento”, comentou Braz.
Magnólia Figueiredo frisou o planejamento montado com a FNDE para que o Brasileiro seja o mais organizado e que tenha a aprovação de todos os atletas e participantes. A presidente da FNA destacou ainda a qualidade da estrutura da UFRN, que receberá uma arquibancada móvel para abrigar os torcedores. “A universidade é um exemplo hoje de espaço físico e de equipamentos. É um equipamento super novo e temos a mesma qualidade dos grandes centros. Hoje, reunimos condições técnicas e operacionais para realizar grandes eventos. Aceitamos o desafio de forma corajosa e responsável”, disse.
A maioria das delegações chega a Natal nesta quinta-feira. As provas serão realizadas na sexta-feira e no sábado, pela manhã e à tarde. A abertura oficial está marcada para sexta-feira, às 14h, na pista da UFRN.
Lembrando que o Campeonato Brasileiro reúne atletas de 15 a 18 anos, e vale como seletiva para o Mundial Escolar que será disputado em Split, na Croácia, de 13 a 19 de maio. No total, 24 atletas serão convocados para representar o Brasil nesta competição. “Tenho certeza que todos que se classificarem para o Mundial trarão um grande resultado da Croácia”, afirmou Francisco Braz.
De Agora RN

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top