
O Campeonato Potiguar de Futebol é a competição organizada desde 1919, primeiramente, pela Liga de Desportos Terrestres do Rio Grande do Norte, que se transformou sucessivamente em Associação Rio-grandense de
Atletismo, Federação Norte-rio-grandense de Desportos, e por último Federação Norte-rio-grandense de Futebol, para a disputa do título estadual entre os clubes de futebol do estado filiados.
Até o ano de 2000, a competição havia tido apenas quatro campeões, todos da capital Natal: ABC, América, Alecrim e Santa Cruz.
Desde a sua criação, o campeonato só deixou de ser disputado no ano de 1942, devido ao fato de Natal ser considerada uma cidade de vital importância para a campanha norte-americana contra o Eixo durante a Segunda Guerra Mundial na Europa e África.
A partir de 2001, o que se viu foi um fortalecimento dos times do interior do estado, que conquistaram cinco títulos entre 2001 e 2013: o Corintians de Caicó (foto) venceu em 2001, o Potiguar de Mossoró foi campeão em 2004 e 2013, o Baraúnas, também de Mossoró, foi campeão em 2006 e Assu conquistou em 2009.
A equipe que mais venceu o Campeonato Potiguar é o ABC, com 55 títulos conquistados, sendo o recordista nacional em títulos estaduais.
Foto: divulgação AA Corintians
Com informação de Enciclopédia Livre
Manoel Cirilo
Natural de Goianinha/RN, é formado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 1983. Durante 15 anos trabalhou no Diário de Natal, onde exerceu as funções de repórter esportivo, editor de esporte e revisor. Durante seis anos, comandou um programa de esporte amador na antiga Rádio Poti de Natal, hoje, Rádio Clube, além de comentarista de futebol na própria Poti e em duas rádios comunitárias. É correspondente da Revista Placar no Rio Grande do Norte desde 2002.
Nenhum comentário :