"É preciso cuidado no que fala e no que escreve"

Entre 1983 e 1986, o ABC foi administrado muito bem - diga-se de passagem - pelo presidente Rui Barbosa da Costa (foto). Na época, a saudosa Rádio Poti de Natal tinha uma equipes esportiva comanda pelo narrador de futebol, Evaristo Nogueira. Além de Evaristo, a equipe era composta ainda pelos repórteres Agamenon Morais e Joel Martins, pelo comentarista Gilvandro Gomes e o plantão Walfran Valentim, atualmente, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do rio Grande do Norte.
Na emissora havia três resenhas esportivas: uma pela manhã, outra ao meio-dia e a terceira às 18h. Um sábado, pela manhã, o editor de esporte do Diário de Natal, Everaldo Lopes, estava na redação do jornal escutando a resenha apresentada por Joel Martins. 
Assim como hoje, nos programas de rádios de antigamente, existia a famosa "seção de abraços" - espaço que o locutor destina a "abraçar" os ouvintes ou mandar parabéns aos aniversariantes do dia. Pois, bem. Em meio à resenha, que Everaldo Lopes estava escutando, justamente na seção de abraços, versátil Joel Martins sai com essa: "Hoje, eu quero mandar um abraço fraterno ao presidente do ABC, Rui Barbosa, que faz aniversário. Rui Barbosa, que é um dos maiores algozes do ABC, de todos os tempos".
Aí, Everaldo Lopes foi à loucura: "Meu Deus! Tomara que ninguém esteja ouvindo o programa! Será que Joel não sabe o que significa algozes?! Costumeiramente, ao encerrar a resenha, Joel Martins ou outro apresentador ia até a redação do jornal para conversar e passar algumas informações para Everaldo. Nesse dia, não foi diferente. Porém, ao chegar na redação, foi logo interpelado por Everaldo com o seguinte diálogo:
- Joel, você sabe o que significa a palavra algozes?
- Sei não.
- E por que você falou que Rui Barbosa é um dos maiores algozes do ABC?
- Porque eu achei a palavra muito bonita.
- Rapaz! Tomara que ninguém tenha escutado! Joel, algozes significa assassino, carnifice, carrasco, executor, matador, verdugo, cruel, desumano, herodes, malvado, perverso, tirano, agressor, atormentador, opressor, perseguidor e torturador. Se você quis elogiar, você terminou ofendendo o cara.
Em seguida, o nosso saudoso Everaldo Lopes soltou uma frase que, entre muitos outros ensinamentos dele, eu guardo até hoje: "É preciso ter muito cuidado no que se fala e no que se escreve".
Por Manoel Cirilo 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top