Em meio a impasse velho estádio JL celebra 92 anos

Nesta segunda-feira, 12, quando se comemora o Dia da Criança, o futebol potiguar celebra também o 92º aniversário de inauguração do velho estádio Juvenal Lamartine, também conhecido por JL, localizado no bairro nobre do Tirol, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. 

De acordo com historiadores potiguares, o equipamento esportivo foi fundado na década de 1920, quando o futebol começava a ganhar força na cidade e o nome Juvenal Lamartine se deve ao reconhecimento, por parte da Liga de Desportos Terrestres do Rio Grande do Norte, atualmente Federação Norte-rio-grandense de Futebol, do apoio dado pelo então governador do Estado à comunidade desportiva. 

Apesar de haver sido inaugurado oficialmente em outubro, a primeira partida que sediou foi entre o ABC e Cabo Branco da Paraíba, no dia 28 de setembro de 1928. O jogo terminou com o placar de 5 a 2 para os donos da casa, com primeiro gol de Deão, do ABC.

PLACAR MANUAL

Até 1946 só ocorriam jogos diurnos, pois o estádio não contava com sistema de iluminação. As luminárias foram inauguradas do dia 13 de julho de 1946, às 20h45, na partida entre o América  e o Treze de Campina Grande, Paraíba, terminando com o placar de 5 a 1 para a equipe alvirrubra de Natal.

Para os saudosistas, em 1954, por exemplo, os números do resultado dos jogos eram postos no placar manualmente. Dessa forma, todas as vezes que ocorria um gol, um funcionário subia em uma escada que ficava ao lado do placar - como podemos observar do lado esquerdo na foto cedida pelo pesquisador Ribamar Cavalcante - para colocar o número correspondente ao escore.

Atualmente, o estádio é utilizado para os estaduais das categorias de base promovidos pela federação, porém, mesmo bem antes da pandemia do coronavírus, as partidas já eram realizadas sem a presença de público, em virtude de as arquibancadas permanecerem interditadas pelo Corpo de Bombeiros.

IMPASSE JUDICIAL

Desde 2015, o estádio enfrenta um impasse judicial entre a Federação Norte-rio-grandense de Futebol e o Governo do Estado. Devido isso, enquanto não for resolvido definitivamente o impasse, não se pode realizar reformas na estrutura do aniversariante de hoje.

 No final do mês de setembro último, a 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal julgou procedente a ação de reintegração de posse movida pelo Estado e determinou que a Federação Norte-rio-grandense de Futebol desocupe o Juvenal Lamartine no prazo de 10 dias, a contar do trânsito em julgado da sentença, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. 

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol após tomar conhecimento da decisão judicial,  divulgou uma nota na qual afirmava que iria adotar todas as medidas cabíveis no sentido de reverter a referida decisão e resguardar o patrimônio que é de todos os clubes filiados. 

Fotos: divulgação e arquivo de Ribamar Cavalcante

Por Esporte Amador RN

 

 

 

 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top