Encontrar um esporte que deixe o atleta menos exposto ao novo coronavírus tem sido prioridade de algumas pessoas. Após meses de isolamento e flexibilização de vários setores, especialistas e estudos apontam a natação como um dos exercícios mais seguros para retomar a atividade física.
As recomendações básicas de respeitar o distanciamento, manter a higienização com álcool em gel e usar máscara sempre que possível valem para todas as modalidades, mas a natação tem a seu favor um fator diferencial: o cloro da piscina.
De acordo com o estudo realizado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, não há evidências do contágio dentro das piscinas desde que a concentração do cloro seja igual ou menor que 0,5 mg/L e o Ph menor que 8,0. Dessa forma, as soluções utilizadas nas piscinas são o suficientes para exterminar o coronavírus e, também, outros tipos de vírus e bactérias.
A Dra. Magali Meirelles, infectologista da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, reforça o poder do cloro como vilão do Sars-Cov-2. “Os vírus respiratórios costumam ser eliminados pela ação do cloro, portanto, a água clorada das piscinas acaba funcionando como uma proteção, desde que o indivíduo não se exponha de outra maneira”.
Foto: Divulgação
Com informação da FAN
Nenhum comentário :