O surfista potiguar Italo Ferreira está fora da temporada após lesão sofrida na última etapa do Circuito Mundial de Surfe, ocorrida em Jeffreys Bay, na África do Sul, entre os dias 13 e 22 de julho. O atleta campeão mundial da categoria em 2019 lesionou o joelho enquanto pegava uma onda no último dia 18, durante a repescagem que disputava conta o havaiano Ian Gentil.
Após a lesão, Italo foi atendido pelos médicos da Word Surf League (WSL) e levado a um hospital local, onde passou pelos primeiros exames. Desde então, o atleta aguardava a diminuição do inchaço para fazer novas avaliações, que ocorreram nessa quarta-feira, 26, sob a supervisão de Marcelo Baboghluian, médico do surfista, que constatou a lesão no ligamento colateral medial, de grau 2.
Apesar do susto, o tratamento não exigirá cirurgia, e a recuperação será feita exclusivamente com fisioterapia intensiva, exigindo um tempo inicial de seis semanas. Ao comparar o resultado dos exames de imagens com as imagens da lesão, a equipe médica se surpreendeu que o resultado não foi ainda pior, atribuindo o grau, de certo modo mais leve que o esperado da lesão, ao trabalho de prevenção e fortalecimento muscular que Italo Ferreira faz.
Após a finalização do tratamento, Italo poderá reiniciar os trabalho específicos para o surfe e se preparar para a próxima temporada.
Atualmente ele ocupa a 12ª colocação no ranking mundial e ainda mantinha as esperanças de chegar ao Top-5 e poder disputar o chamado “Final Five”, a última fase da competição e que decide o grande campeão da temporada. Três brasileiros estão entre os cinco melhores após a última etapa em Jeffreys Bay: Filipe Toledo, Joao Chianca e Yago Dora ocupam a 1ª, 4ª e 5ª colocação.
Foto: Divulgação
Novo Jornal
Nenhum comentário :