Se estivesse em pé, "Poema de Concreto" fazia hoje 52 anos

No distante 4 de junho de 1972 toda Natal e muitas caravanas vindas do interior do Rio Grande do Norte se mobilizaram para assistir à inauguração do estádio Humberto de Alencar Castelo Branco, apelidado de Castelão. 

 Para inaugurar o "Poema de Concreto", assim chamado pelo então governador do Estado, José Cortez Pereira, foram realizados dois jogos. O primeiro foi o clássico ABC e América vencido pelo alvinegro por 1 a 0, gol marcado pelo meio-campista  William,  o primeiro a marcar no estádio. Na outra partida o Vasco do Rio de Janeiro empatou em 0 a 0 com a Seleção Brasileira Olímpica.

Em 1989, a praça de esporte teve seu nome alterado para Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, ou simplesmente Machadão, em homenagem àquele que presidiu a Federação Norte-rio-grandense de Futebol por 26 anos.

É importante lembrar que durante a sua construção, pensava-se em batizá-lo com o nome de Agnelo Alves, então prefeito de Natal e que havia planejado e iniciado a construção da grandiosíssima obra, que mais tarde viria desenvolver bastante o futebol potiguar.

Sem nenhum clamor, o poema projetado pelo arquiteto norte-rio-grandense Moacyr Gomes da Costa foi demolido entre 21 de outubro de 2011 e 25 de novembro do mesmo ano. No seu lugar, foi construída a atual Arena das Dunas, posteriormente denominada de Arena das Dunas Marinho Chagas, com vistas à realização da Copa do Mundo de 2014, quando Natal foi uma de suas sedes no Brasil.

Data Histórica  

O dia 29 de novembro de 1972, marcou como uma data histórica para o estádio e também para Natal. A cidade parou para acompanhar a partida pelo campeonato brasileiro daquele ano, do ABC contra o Santos, que contava com a presença de Edson Arantes do Nascimento "Pelé" - tri campeão pelo Brasil no Mundial de 1970 no México - e recém consagrado como "Rei do Futebol". 

Nesse jogo, o Santos venceu o ABC pelo placar de 2 a 0, com gols de Pelé e Edu, com público de 49.150 pagantes e mais de 50.000 pessoas presentes. Essa partida ficou marcada com o público recorde oficial do estádio, com total de 53.320 pessoas. 

Outro jogo que ficou marcado com presença maciça de público no estádio Machadão ocorreu no no dia 4 de julho de 1976, no clássico  ABC e América, com vitória do alvirrubro por 2 a 1. O confronto foi assistido por 50.486 pessoas e valeu pelo Campeonato Potiguar daquele ano.

Hoje, só resta a saudade!.

Fotos: Divulgação

Por Manoel Cirilo, com dados de Wikipédia Livre

 


 

 

 

 

 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top