Desde segunda-feira, 9, Brasília recebe o Campeonato de Ranking Internacional de Tiro com Arco Paraolímpico. A competição faz parte do circuito internacional da FITA - Federação Internacional de Tiro com Arco - e vale pontos no ranking internacional da modalidade. É a primeira vez que um campeonato deste porte acontece nas Américas.
Para Christian Haensell, técnico da seleção brasileira, isso mostra como a modalidade vem crescendo no País. “São 16 atletas de quatro países competindo e é uma ótima oportunidade para testarmos os nossos atletas. O objetivo é pontuar bem no ranking para conseguirmos vagas para os Jogos de Londres 2012”.
O Rio Grande do Norte está representado por Francisco Dantas, da categoria arco recurvo. O atleta da SADEF - Sociedade Amigos do Deficiente Físico - bateu seu recorde pessoal e conquistou a medalha de prata na Copa Centro Oeste e bronze no Brasileiro, que aconteceram em abril. “Existe uma boa possibilidade de um bom resultado, e a meta é conseguir a vaga da Paraolimpíada”, afirma Dantas.
Nesta edição, sete atletas estrangeiros vêm participar do campeonato, entre eles cinco são da Suécia, um do Canadá e um da Venezuela. “São atletas de qualidade. Na categoria composto, por exemplo, o canadense campeão mundial de 2009, Kevin Evans, vai participar”, avalia Haensell.
O campeonato acontece no Clube do Exército de Brasília. As provas vão até dia 15 de maio e tem início às 8h30, diariamente.
Fonte: Sadef/RN
Nenhum comentário :