Tricampeã mundial e agora tricampeã das Américas. A nadadora Edênia Garcia desembarcou na tarde dessa terça-feira, 22, em Natal com a medalha de ouro conquistada nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011. Ela venceu a prova de 50m costas da classe S5, quebrando o recorde parapan-americano com a marca de 52s48.
Foi a nona medalha de Edênia em Parapans. Em 2003, em Mar Del Plata (Argentina), foram quatro ouros; e em 2007, no Rio de Janeiro, ela conquistou duas medalhas de ouro e duas de bronze. “Meu objetivo era me tornar tricampeã e consegui isso. Fiquei muito feliz em ter estabelecido o recorde das Américas nos 50m costas S5. Foi um orgulho imenso para mim”, comentou a atleta da 10 Sports.
Uma das apostas do Brasil para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, Edênia teve que se superar para trazer o ouro, já que nadou a prova com atletas de classes mais altas (classificadas com menor grau de deficiência). “Cada atleta deseja sempre superar os resultados na classe que pertence, mas não existia competidoras suficientes na minha, então tive que nadar com pessoas da S5, o que prejudica meu resultado”, disse Edênia, que deveria ter competido na S4.
Segundo a nadadora, mesmo com essa injustiça, a experiência valeu como preparação para as Paraolimpíadas. “Isso serviu como um treinamento forte para Londres. As medalhas em si não importam, mas sim o resultado final de acordo com Ranking Mundial. Todo o meu foco está para 2012”, finaliza.
Edênia é um dos 15 integrantes do Projeto Ouro do Comitê Paraolímpico Brasileiro, que dá suporte ao treinamento de atletas de ponta, visando bons resultados nas Paraolimpíadas.
Fonte: Dez na Rede
Nenhum comentário :