Atleta de Natal disputa seletiva em Aracaju

Neste fim de semana, o Rio Grande do Norte vai disputar o direito de representar o Brasil no próximo mundial de Taekwondo, que será realizado em setembro, no Egito. A atleta potiguar Bruna Rayany Dantas da Silva, faixa preta aos 16 anos idade, está em Aracajú/SE, onde vai disputar as seletivas da Confederação Brasileira do esporte.
Bruna Rayany é atleta do Complexo Cultural de Natal, administrado pela UERN, na Zona Norte, e treina desde seus 11 anos. “Ingressei no Taekwondo a convite de uma prima. Inicialmente, gostei da perda de peso que tive e depois me interessei por identificar no esporte uma forma de defesa pessoal”, conta, ressaltando que nunca precisou usar seus golpes fora dos treinamentos e competições.
Em quatro anos de treinamento, Bruna estima que já disputou cerca de 50 campeonatos, entre estaduais, regionais e nacionais, e cita entre seus melhores resultados o 1° lugar nos Campeonatos Estadual e Regional Norte/Nordeste de 2011, e duas vezes o 3° lugar na Copa do Brasil em 2010 e 2011, representando o RN.
Pelos resultados alcançados no ano passado, Bruna Rayany ficou em 2º lugar no ranking nacional de taekwondo e foi beneficiada pelo programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, pelo qual receberá ajuda de custo mensal durante 2012. Segundo ela, o dinheiro ajudará no custeio das despesas para participar das competições, já que a atleta ainda não conta com patrocínio público ou privado.
O taekwondo é uma arte marcial que originou um esporte de combate, que integra o programa olímpico desde os Jogos do ano 2000. Consiste em uma técnica de combate sem armas, para defesa pessoal, envolvendo o emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés.
Basicamente, é um esporte de 30% socos e 70% chutes. “O taekwondo é uma excelente atividade física para aliviar o estresse e para o condicionamento físico e cardiorrespiratório. Aqui no Complexo Cultural de Natal, temos pessoas de todas as idades treinando. Em uma de nossas turmas, dou aula a uma senhora e seus três filhos, que praticam o esporte juntos”, conta o professor Cleyton Fidelis.
Fonte: Assessoria de imprensa - Nocaute

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top