Um instrumento de educação, prevenção e manutenção da saúde, realizado de maneira espontânea e criativa. A ginástica laboral, atividade realizada pelo Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), retomou suas práticas desde o início deste mês. A ginástica, adaptada para as necessidades impostas pelo tipo de trabalho executado pelo funcionário, atende uma média de 40 servidores às terças e quintas-feiras, em horários que vão das 8h às 10h.
"A ginástica laboral é um programa de qualidade de vida e de promoção do lazer, aplicável a todos os trabalhadores durante o expediente de trabalho, com duração que varia entre 10 e 15 minutos", esclarece o fisioterapeuta do Nast responsável pelo programa, Elielton Pedroza. Ele ainda explica que a ginástica laboral é subdividida em três categorias: preparatória, de pausa ou relaxante. "A preparatória é aplicada antes de começar o expediente de trabalho (manhã, tarde ou noite) e tem como objetivo aquecer e preparar a musculatura e articulações que serão utilizadas no trabalho, prevenindo acidentes, distensões musculares e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho.
Já a de pausa é realizada no meio do expediente ou no horário de pico da fadiga. Neste tipo utilizam-se exercícios físicos que trabalham as musculaturas pouco solicitadas e relaxam aquelas que trabalham em demasia (prevenindo vícios posturais). E, por fim, a relaxante que é aplicada no final do expediente, normalmente iniciando-se 10 a 15 minutos antes do término do trabalho. São indicados exercícios de alongamento (de no mínimo 15 segundos e com várias repetições), técnicas de relaxamento e consciência corporal, a fim de promover o bem-estar físico e mental do trabalhador".
Dentre os maiores benefícios da prática da ginástica laboral estão: a diminuição ou prevenção do surgimento de dores, tensões musculares, doenças ou até de acidentes decorrentes do trabalho, o aumento da concentração e da disposição no trabalho, melhoria da flexibilidade do corpo, a promoção da correção dos vícios da postura, entre outros. Qualquer servidor interessado pode participar da ginástica.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário :