Quatro rodas, motor de motocicleta e espaço para duas pessoas. Tudo isso com uma estrutura leve em formato de gaiola. O chamado UTV é a grande novidade do cenário off-road e ganhou a atenção dos apaixonados por velocidade e aventura fora da estrada. Uma categoria específica para esse tipo de veículo promete fazer sucesso este ano, e a diretoria do Rally RN 1500 decidiu apostar na idéia para a próxima edição, que acontece entre os dias 11 a 15 de abril.
UTV é uma abreviação de "Utility Terrain Vehicle". Sua composição de peças gerou uma mecânica muito compacta e ágil. Recentemente eles apareceram no Dakar, e vem se tornando uma verdadeira febre. Pelo menos três marcas já dispoem de modelos adequados para competições, como é o caso da Can-am, Yamaha e Polaris.
A idéia de dar vez aos UTVs também parte de cima. A própria Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) já informou que pretende criar um regulamento específico no Brasil, e assim poder formalizar totalmente a categoria no próximo ano.
Para Kleber Tinoco, diretor do RN 1500, a chegada dessa nova categoria é sinal de que o rally nacional continua em desenvolvimento: "É extremamente interessante em todos os ângulos. Tanto para os competidores e patrocinadores, que tem mais uma opção, quanto para o próprio mercado de veículos, peças e acessórios. E para nós organizadores, nada melhor do que esse desafio de tornar a prova interessante também para os UTVs"
Fonte: Equipe dez.
Nenhum comentário :